(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Lula eleito: as reações no mundo político após vitória do petista contra Bolsonaro

Políticos de diferentes espectos políticos repercutiram a vitória do petista


30/10/2022 21:40 - atualizado 30/10/2022 21:55


Lula ao lado da senadora Simone Tebet e das deputadas federais Marina Silva, Dandara Tonantzin e Celia Xakriaba
Lula ao lado da senadora Simone Tebet e das deputadas federais Marina Silva, Dandara Tonantzin e Celia Xakriaba durante sua campanha (foto: DOUGLAS MAGNO/Getty Images)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil neste domingo (30/10), com 50,9% dos votos. Jair Bolsonaro (PL), seu opositor que buscava a reeleição, terminou a disputa do segundo turno com 49,1% dos votos.

Nas redes sociais, políticos de diferentes espectos políticos repercutiram a vitória do petista. Veja abaixo.


Mapa de votos para Lula e Bolsonaro por Estado no Brasil
(foto: BBC)

Simone Tebet (MDB)

A senadora Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial no primeiro turno e foi uma figura importante na campanha de Lula, agradeceu ao Brasil pela eleição de Lula e parabenizou o novo presidente.

Obrigada, Brasil! %u270A%uD83D%uDC9C
As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente @LulaOficial. A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia.

— Simone Tebet (@simonetebetbr) October 30, 2022

Marina Silva (Rede)

Também deputada estadual por São Paulo, Marina Silva (Rede), que foi ativa na campanha de Lula, participando dos comícios do petista, comemorou a vitória com 98% das urnas apuradas. "O amor venceu! O desafio vai ser grande mas vamos reconstruir esse país!", escreveu.

O amor venceu! O desafio vai ser grande mas vamos reconstruir esse país! %uD83D%uDC9A pic.twitter.com/xj6bkH5oSk

— Marina Silva (@MarinaSilva) October 30, 2022

Ciro Gomes (PDT)

"Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inacio Lula da Silva por sua vitória nas eleições recém apuradas", disse Ciro Gomes, do PDT, ex-candidato à presidência em seu Twitter. Ele desejou felicidade a Lula "na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro."

Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inacio Lula da Silva por sua vitória nas eleições recém apuradas.
Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro.

— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 30, 2022

Carla Zambelli (PL)

Carla Zambelli (PL), deputada federal eleita por São Paulo e aliada de Jair Bolsonaro, compartilhou uma passagem biblíca e prometeu ser "a maior oposição que Lula jamais imaginou ter".

Ainda que eu ande pelo vale das sombras, não temerei, porque Tu Senhor Deus estás comigo.

O sonho de liberdade de mais de 51 milhões de brasileiros continua vivo.

E lhes PROMETO, serei a maior oposição que lula jamais imaginou ter.

— Carla Zambelli B22 T10 (@Zambelli2210) October 30, 2022

Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente da República)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso parabenizou Lula e compartilhou uma foto com o petista.

Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil! pic.twitter.com/dT7AFDH3nl

— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 30, 2022

Sergio Moro (União)

Sergio Moro (União), ex-juiz e atual senador pelo estado do Paraná, que apoiou Jair Bolsonaro, se pronunciou em seu twitter, dizendo que o "O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil."

A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País. Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023,respeitando a vontade dos paranaenses.

— Sergio Moro (@SF_Moro) October 30, 2022

João Amoedo (Novo)

Fundador do partido Novo, João Amoedo, que foi recentemente suspenso do partido após declarar voto em Lula no segundo turno, parabenizou os brasileiros que exerceram seu direito democrático.

"Espero que Bolsonaro e Lula nos surpreendam. Bolsonaro aceitando imeditamente o resultado e fazendo uma transição de governo pacífica. E Lula fazendo um governo para todos, com uma equipe qualificada e reformista."

Parabéns aos brasileiros que exerceram seu direito democrático. Espero que Bolsonaro e Lula nos surpreendam.

Bolsonaro aceitando imeditamente o resultado e fazendo uma transição de governo pacífica.

E Lula fazendo um governo para todos, com uma equipe qualificada e reformista.

— João Amoêdo (@joaoamoedonovo) October 30, 2022

Guilherme Boulos (PSOL)

O deputado estadual de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) comemorou a vitória de Lula antes do fechamento oficial da contagem das urnas, com a apuração em 96%. Em seu Twitter, Boulos compartilhou uma foto do petista com os dizeres "O Brasil venceu. Lula presidente".

LULA PRESIDENTE! pic.twitter.com/u2a2BYIUtv

— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) October 30, 2022

Ricardo Salles (PL)

Ricardo Salles (PL), deputado federal eleito por São Paulo e ex-ministro do meio ambiente, disse em seu Twitter que é "Hora de serenidade", e que "o resultado da eleição mais polarizada da história do Brasil traz muitas reflexões e a necessidade de buscar caminhos de pacificação de um País literalmente dividido ao meio".

O resultado da eleição mais polarizada da história do Brasil traz muitas reflexões e a necessidade de buscar caminhos de pacificação de um País literalmente dividido ao meio. É hora de serenidade.

— Ricardo Salles (@rsallesmma) October 30, 2022

André Janones (Avante)

André Janones (Avante), deputado federal por Minas Gerais e ativo nas redes sociais com mensagens pró-Lula, compartilhou uma mensagem de comemoração pouco tempo após a vitória de Lula ser matematicamente confirmada. "Foi pela Maria do Rosário, foi por Marielle, foi pelas vítimas da covid, foi pela nossa saúde mental, foi por cada jornalista atacado, foi pela nossa democracia!!! Eu amo vocês!"

FOI PELA MARIA DO ROSÁRIO, FOI POR MARIELLE, FOI PELAS VÍTIMAS DA COVID, FOI PELA NOSSA SAÚDE MENTAL, FOI POR CADA JORNALISTA ATACADO, FOI PELA NOSSA DEMOCRACIA!!! EU AMO VOCÊS!

— André Janones (@AndreJanonesAdv) October 30, 2022

Romeu Zema (Novo)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que apoiou Jair Bolsonaro no segundo turno, parabenizou Lula pela vitória. "Com o resultado da eleição nacional, desejo sucesso ao presidente eleito. Seguirei cobrando que Minas seja prioridade, como merece."

Com o resultado da eleição nacional, desejo sucesso ao presidente eleito. Seguirei cobrando que Minas seja prioridade, como merece. Estarei aberto ao diálogo para que o Brasil possa crescer com trabalho, honestidade e respeito. Que Deus abençoe nossa nação.

— Zema 30 (@RomeuZema) October 30, 2022

Ibaneis Rocha (MDB)

Governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que apoiou Jair Bolsonaro no segundo turno, parabenizou Lula e se colocou à disposição para trabalhar com o presidente eleito.

Fim das disputas político-partidárias, estou certo de que o Brasil sai mais forte das urnas. Desejo sorte, ao mesmo tempo em que me coloco à disposição para trabalhar ao lado do presidente eleito @LulaOficial.

— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) October 30, 2022

Henrique Meirelles

Henrique Meirelles, ex-secretário da Fazenda de SP, ex-ministro da Fazenda cumprimentou Lula pela "vitória histórica" e desejou sucesso.

É com grande alegria que cumprimento @LulaOficial pela vitória histórica nesta eleição para a Presidência do país. Desejo sucesso com medidas que restaurem a confiança na economia e melhorem a vida dos brasileiros.

— Henrique Meirelles (@meirelles) October 30, 2022

Carlos Jordy (PL)

Assim como Carla Zambelli, o deputado federal Carlos Jordy (PL), eleito pelo Rio de Janeiro, também prometeu fazer oposição à Lula.

Eu não vou desistir do Brasil. Lula não governará o País. Ele terá a oposição mais contundente e dura da história. Juro pelo futuro da minha filha!

— Carlos Jordy 2%uFE0F%u20E32%uFE0F%u20E3 (@carlosjordy) October 30, 2022

Silas Malafaia

Embora não exerça cargo político, o pastor evangélico Silas Malafaia foi uma figura importante durante a campanha de Jair Bolsonaro, acompanhando o então presidente em eventos públicos. Em seu Twitter, Malafaia disse que a vitória soberana do povo se estabeleceu. "A minha oração, como diz a Bíblia, é interceder pelas autoridades constituídas."

A VONTADE SOBERANA DO POVO SE ESTABELECEU ! Não fui omisso nem covarde , tenho minha consciência limpa do meu dever cumprido . A minha oração , como diz a Bíblia , é interceder pelas autoridades constituídas . DEUS LIVRE O BRASIL DO CAOS SOCIAL , POLÍTICO E ECONÔMICO .

— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) October 30, 2022

Omar Aziz (PSD)

Omar Aziz (PSD), senador pelo Amazonas e que foi presidente da CPI da Pandemia, parabenizou Lula -- candidato que teve seu apoio durante as eleições.

A democracia venceu!Os brasileiros foram às urnas e escolheram o presidente Lula como novo líder da nação.

Agora,a missão é unificar o Brasil e ver o nosso povo prosperar novamente, rumo ao futuro que almejamos.

Parabéns,presidente @LulaOficial!Viva a democracia!Viva o Brasil pic.twitter.com/dGWKE7Ged5

— Omar Aziz (@OmarAzizSenador) October 30, 2022


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)