(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LULA EM MINAS

Lula fecha jornada por Minas Gerais na Grande BH com foco nas abstenções

Campanha do petista teve o reforço de Simone Tebet pela primeira vez em atos públicos. Ela e Marina Silva assumiram papel de protagonismo na Grande BH


22/10/2022 20:18 - atualizado 22/10/2022 21:06

Lula na Grande BH
Simone Tebet, Lula e Marina fizeram primeiros atos públicos durante passagem por Minas (foto: Túlio Santos/EM D.A Press)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou neste sábado (22/10)
sua segunda passagem por Minas no segundo turno. Depois de visitar Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e Juiz de Fora, na Zona da Mata, na sexta-feira (21/10), o petista fez uma caminhada entre a Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana. A incursão foi a primeira que teve a senadora Simone Tebet (MDB) ao seu lado em atos públicos e também foi marcada por discursos da deputada federal eleita Marina Silva (Rede). Na Grande BH, a campanha direcionou o discurso para a redução de abstenções e convencimento de eleitores que anularam o voto ou não escolheram nem Lula, nem Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.

Além de Tebet e Marina, na Grande BH, Lula foi acompanhado pelo ex-prefeito da capital e candidato apoiado pelo petista ao governo do estado, Alexandre Kalil (PSD), pelo ex-governador Fernando Pimentel (PT), pelo senador Alexandre Silveira (PSD) e diversos deputados eleitos neste pleito, como Beatriz Cerqueira (PT), Reginaldo Lopes (PT), Macaé Evaristo (PT), Célia Xakriabá (Psol) e Andreia de Jesus (PT).

Lula trouxe à tona a estratégia de buscar votos de indecisos, nulos e abstenções logo no início do discurso. O petista disse a apoiadores que eles devem fazer eleitores recordarem sua gestão em comparação à de Bolsonaro para conseguir mais votos no dia 30 de outubro. 

"Eu começo minhas palavras agradecendo a cada homem e a cada mulher porque se dependesse de Ribeirão das Neves eu teria vencido no primeiro turno. Mas essa nossa passeata de hoje tem uma razão de ser e eu queria explicar pra vocês. Nós temos milhões de pessoas que não foram votar no dia 2 de outubro. Aqui em Minas Gerais nós temos 30% dos jovens que tiraram título de eleitor e não foram votar. Temos outros milhões que não votaram por qualquer razão. Ou porque não queria, ou porque não tinha o dinheiro do ônibus ou porque não tinha sido convencido por nós. Então eu queria começar dizendo para vocês  que nós temos de segunda a sábado para conversar com essa gente e explicar porque essa gente tem que votar e eles tem que derrubar esse fascista que governa nosso país", afirmou.

A fala de Lula foi precedida por Simone Tebet, que fez sua primeira aparição em atos públicos com o ex-presidente nesta jornada por Minas. Ela também começou seu discurso com foco nas abstenções.

"Nós, de hoje até o dia 30 de outubro, temos um compromisso e um compromisso apenas. Através das redes sociais, dos círculos dos nossos amigos, nas nossas igrejas, nas nossas casas. Levanta a mão aqui quem conhece alguém que anulou o voto. Quem conhece alguém que votou em branco. Que votou em Ciro ou em Simone. Agora é hora de falarmos para essas pessoas, Ciro está com Lula, Simone está com Lula. Quem anulou o voto tem que dar o voto no 13 pela democracia", afirmou a senadora.

Lula fez críticas a Bolsonaro durante pronunciamento, falou sobre a política armamentista do atual presidente em comparação ao investimento em educação e reforçou propostas de retomada de investimento em universidades públicas, escolas técnicas e programas como o Minha Casa, Minha Vida. Tebet e Marina reforçaram críticas à fala recente do atual presidente quando disse ter “pintado um clima” com adolescentes venezuelanas que, segundo Bolsonaro, estariam se prostituindo.

Marina Silva também discursou em Ribeirão das Neves. A ex-ministra e ex-senadora reforçou o apoio a Lula ao lado de Tebet e recordou sua experiência com a alfabetização tardia e a dificuldade no acesso à educação. “Eu decidi que não quero ver o povo preto, o povo pobre, os nossos jovens entrando por frestas, nós queremos entrar pela porta da frente e quem ajuda a entrar pela porta da frente é Luiz Inácio Lula Presidente. No dia 30, quem vai sair pela porta dos fundos é Bolsonaro”.
 
Apoiadora Lula
Apoiadora mostra foto enquadrada de antigo encontro com Lula (foto: Túlio Santos/EM D.A Press)
 

Romeu Zema


A segunda passagem de Lula por Minas foi marcada também por críticas mais incisivas à aliança entre Romeu Zema (Novo) e Bolsonaro, construída no segundo turno. Ontem, ele voltou a tratar sobre o apoio declarado pelo governador reeleito menos de 48 horas após o primeiro turno, quando ele manteve a naturalidade sobre o pleito presidencial.

"Eu acho estranho, porque eu nunca falei o nome do Zema em nenhum discurso, porque não o conheço. Eu o respeito como governador do povo mineiro, e eu faria questão de não falar mal de governador. Ele também não falava o nome do Bolsonaro e não falava por que? Porque tinha 48% dos votos dele que eram votos com Lula. O que é triste é que, terminadas as eleições, ele que passou a ideia para o povo que não tinha nenhum candidato a presidente, ele assume o bolsonarismo. O que é uma coisa, na minha opinião, ruim, negativa. Como você pode ter dois comportamentos, sabe, em momentos, sabe, quase iguais? Porque os candidatos são os mesmos", questionou.

A declaração foi dada em coletiva de imprensa concedida antes da passeata em Venda Nova. Na mesma entrevista, Lula voltou a falar sobre o Zema quando comentou sobre o metrô de Belo Horizonte. Ele afirmou que a ampliação do modal depende de um trabalho conjunto de presidente e governador e citou as obras para a finalização da linha 1 do modal durante seu primeiro mandato.

"Quando eu era presidente, a gente fez a linha 1 do metrô. O metrô, para ser construído, é preciso que tenha parceria entre governo do estado e Governo Federal. O Aécio, a gente discutiu metrô no meu primeiro mandato, depois o Aécio disse que ia privatizar o metrô, que ia tentar fazer concessão, e é muito fácil falar em fazer concessão, mas é muito difícil. Quando nós ganharmos as eleições, e estamos certos que vamos ganhar as eleições, eu pretendo na primeira semana convocar todos os governadores eleitos, independentemente do partido a que eles pertençam, para conversar as prioridades de cada estado e pedir para cada um pelo menos apresentar três projetos que são imprescindíveis para o estado. E quem sabe, então, o governador coloca o metrô como imprescindível, é importante", disse.

Ataques a Marina Silva

Simone Tebet abriu seu pronunciamento à imprensa na manhã deste sábado se solidarizando com Carmen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal chamada de prostituta pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) na véspera, e com Marina Silva, que também foi atacada na sexta-feira. A senadora e a própria Marina relataram posteriormente momentos vividos pela deputada federal eleita em um restaurante da Região Centro-Sul de Belo Horizonte na noite de sábado.
 
Tebet e Marina em Neves
Tebet começou seu pronunciamento se solidarizando com Marina Silva por ataque sofrido em BH (foto: Túlio Santos/EM D.A Press)
 

De acordo com Marina, enquanto ela e outros integrantes da comitiva de Lula jantavam, apoiadores de Bolsonaro em uma outra mesa do restaurante começaram a gritar “mito” e o nome do presidente e depois a xingaram diretamente com palavras como “traidora” e “vagabunda”.

"Quando se trata de uma mulher é sempre nessa questão de natureza moral, sexual. Parece que o bolsonarismo não sabe lidar com as mulheres, não sabe lidar do ponto de vista político e ético” afirmou Marina. Ela registrou a ocorrência em uma delegacia e disse que o fez para que a atitude não se repita.

Lula comentou o ataque à aliada, disse que pertence a uma “escola” do fascismo. “É um canalha da pior espécie. A companheira dele tentou segurá-lo porque ela sabe que se uma filha dele soubesse o que ele estava fazendo, ele ia ficar desmoralizado”, disse o petista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)