(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIOLÊNCIA POLÍTICA

Conselheiro da OAB-MG defende que Lula e outros sejam fuzilados

Advogado Eliseu Marques concorreu a vereador na cidade de Uberlândia nas eleições de 2016 pelo Solidariedade


06/10/2022 22:38 - atualizado 07/10/2022 17:56

Eliseu Marques
Conselheiro federal da OAB Eliseu Marques, à direita, defendeu que Lula e outros políticos sejam fuzilados (foto: OAB Uberlândia/Divulgação)
O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG) Eliseu Marques defendeu, em um grupo de WhatsApp que reúne 160 integrantes da entidade, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja fuzilado. Eliseu concorreu ao cargo de vereador de Uberlândia em 2016 pelo Solidariedade.

 

“Este bandido tinha que ser fuzilado a exemplo de outros que deveriam ter o mesmo fim”, comentou o conselheiro, em mensagens obtidas pelo Blog da Malu Gaspar, no jornal O Globo.

O comentário foi feito após outra integrante enviar um vídeo em que afirma que, caso o ex-presidente Lula seja eleito, o Brasil será como Cuba.

Após o comentário de Eliseu, William Santos, diretor de inclusão da OAB do estado, pediu ironicamente que ele fizesse um vídeo público no qual divulgue e defenda a ideia de fuzilamento do candidato petista. A recomendação veio comparada com o exemplo da, agora, ex-vice-presidente da OAB Mulher de Uberlândia, Flavia Moraes.

A advogada disse, em vídeo postado no seu Instagram, que as pessoas de outras regiões devem boicotar o turismo ao Nordeste por ter sido o local onde o Lula recebeu maior porcentagem de votos. Segundo Flavia, ela "não vai mais alimentar quem vive de migalhas".

A Defensoria Pública no Triângulo Mineiro moveu uma ação pública contra a advogada por dano moral coletivo.

No grupo, o presidente da seccional da OAB de Minas e administrador do grupo, Sérgio Leonardo, proibiu novas mensagens e pediu: "Evitemos discussões políticas neste grupo. Não agrega. Temos um compromisso maior com a advocacia mineira".

Eliseu Marques desligou a ligação feita pela Coluna da Malu Gaspar ao ser questionado sobre o teor da mensagem.


“Que mensagem que eu escrevi? Não tenho manifestação nenhuma, não”, disse antes de encerrar a chamada.

 

Em nota, a seccional mineira da OAB afirma que "mais uma vez nesta semana, foi surpreendida com um pronunciamento que requer firme posicionamento institucional.

 

Há pouco, lamentavelmente, houve o vazamento de uma mensagem do grupo privado de conselheiros estaduais. 

A OAB-MG destaca que o conteúdo desta mensagem não é compatível com os princípios e os valores que a instituição defende. Por isso, providências serão tomadas para apuração da conduta do conselheiro no âmbito ético disciplinar. 

 

A OAB mineira ressalta que não admite qualquer atitude que contenha discriminação, preconceito, incitação a violência ou discurso de ódio. A gestão 2022/2024 da OAB-MG trabalha para inovar, incluir e avançar e seguirá dedicada para que não haja retrocessos civilizatórios na sociedade brasileira." 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)