UAI
Publicidade

Estado de Minas INDICIAMENTO

Polícia Civil pede afastamento de secretário de Esportes de Araxá

José Antunes Soares Júnior, o Dedé, é suspeito de cometer crime de corrupção passiva. Caso está sob análise do MP e do Poder Judiciário de Araxá


14/07/2022 14:53 - atualizado 14/07/2022 19:28

José Antunes Soares Júnior, o Dedé, secretário Municipal de Esportes de Araxá
José Antunes Soares Júnior, o Dedé, secretário Municipal de Esportes de Araxá (foto: Natália Fernandes)
A Polícia Civil de Araxá pediu a suspensão do exercício de função pública do atual secretário Municipal de Esportes, José Antunes Soares Júnior, conhecido como Dedé, sob suspeita de crime de corrupção passiva.

O delegado Cristiano Dib concedeu entrevista coletiva na tarde de ontem (13/7) e explicou que o inquérito policial apurou fatos de 2017 até o início de 2020, quando o secretário exercia a função de assessor da pasta.


Conforme Dib, Dedé teria recebido da Liga Araxaense de Desportos (LAD) R$ 3.430,00 a título de arbitragem, sem nunca ter atuado como árbitro, e para a compra de troféus. À época, em 2018, ele estava na assessoria da Secretaria.

"Essas funções não cabiam a ele. Desta forma ele recebeu uma vantagem que entendemos como ilicita e assim que caracterizou-se o crime de corrupção passiva".

Cristiano também mencionou a publicação de editais por dois ex-secretários de 2017 a 2019 superestimando a quantidade de jogos no "Ruralão", Campeonato Feminino e Copa de Futebol Master. "Dessa forma nós já visualizamos um caso de falsidade ideológica".

Outros indiciados


Ainda conforme a Polícia Civil, mais quatro pessoas foram indiciadas: outro ex-assessor, dois ex-secretários e um tesoureiro da Liga Araxaense de Desportos.

Por meio de nota, a Prefeitura de Araxá afirmou não ter recebido nenhuma notificação judicial solicitando o afastamento do atual secretário de Esportes e espera que o caso seja esclarecido.

O pedido da Polícia Civil está sob análise do Ministério Público e do Poder Judiciário de Araxá.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade