(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVESTIGAÇÃO

Pacheco: decisão sobre CPI do MEC sai até a próxima semana

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a análise para criação da CPI será feita com apoio técnico da advocacia e da consultoria legislativa do Senado


29/06/2022 19:27 - atualizado 29/06/2022 20:33

Rodrigo Pacheco preside sessão no plenário do Senado,
Segundo Rodrigo Pacheco, os requerimentos de CPIs que aguardam decisões sobre a abertura no Senado serão analisados de forma 'igualitária' (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, nesta quarta-feira (29/6), que uma decisão sobre a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades do Ministério da Educação (MEC) será  divulgada até a próxima semana.
Pacheco adiantou que serão observados critérios do regimento interno do Senado e da Constituição Federal, na avaliação da pertinência ou não da abertura das comissões. 

Além disso, segundo o presidente do Congresso, a análise será feita com o apoio técnico da advocacia e da consultoria legislativa do Senado.
“Vou expor as decisões técnicas regimentais sobre apensamento ou não, sobre ordem cronológica ou não, sobre os requisitos cumpridos ou não, é isso que me cabe fazer ao colégio de líderes” explicou.

Segundo Rodrigo Pacheco, os requerimentos de CPIs que aguardam decisões sobre a abertura no Senado serão analisados de forma “igualitária e isonômica”. 


Pacheco precisa analisar outros três requerimentos já protocolados junto à Secretaria-Geral da Mesa Diretora.

São eles:

  • CPI DAS ONGS: 2019
  • CPI DO NARCOTRÁFICO E CRIME ORGANIZADO: 2021
  • CPI DO PT NO MEC: 2021

CPI do MEC


Senadores da oposição protocolaram na terça-feira (28/6), na Secretária Geral da Mesa de Senado, o requerimento da criação da CPI do MEC.

Agora, a abertura da investigação depende do aval de Pacheco. Anteriormente, ele havia dito que aceitaria uma CPI se ela cumprisse todos os requisitos.

O argumento para a criação de uma CPI ganhou força após as suspeitas de interferência do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas investigações contra o ex-ministro da pasta Milton Ribeiro, preso pelo Polícia Federal.

LEIA TAMBÉM: Kalil sobre Lula: 'campanha não será baseada em escândalo e prisão'


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)