Jornal Estado de Minas

AMAZÔNIA

Bolsonaro sobre Dom Phillips: 'Esse inglês era malvisto na região'

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que as reportagens feitas pelo jornalista britânico Dom Phillips fizeram com que ele fosse "mal visto" na região do Vale do Javari, onde está desaparecido desde o último dia 5. O chefe do Executivo também afirmou que o correspondente internacional deveria ter tido cuidado redobrado, inclusive podendo estar armado.




 
Leia: Bolsonaro: 'STF tem obsessão por tentar me tirar da presidência' 

"Esse inglês era mal visto na região, ele fazia muita matéria contra garimpeiro, a questão ambiental. Então, aquela região que é bastante isolada, muita gente não gostava dele. Ele tinha que ter mais do que redobrado a atenção para consigo próprio", afirmou Bolsonaro em entrevista ao canal da jornalista Leda Nagle na manhã desta quarta-feira (15/6).
 
O presidente disse também que o inglês e o indigenista brasileiro Bruno Pereira, que também está desaparecido, "resolveram entrar numa área completamente inóspita, sem segurança e aconteceu o problema".

Leia: Wagner Moura fará parte de grupo que vai acompanhar as buscas no Amazonas

"A gente não sabe se alguém viu e foi atrás dele, lá tem pirata no rio, tem tudo o que se possa imaginar lá, e é muito temerário andar naquela região sem estar devidamente preparado fisicamente e também com armamento devidamente autorizado pela Funai. Pelo que parece eles não estavam", destacou.

Bolsonaro também reforçou que está trabalhando no caso desde quando começaram as notícias sobre o desaparecimento. "Desde o primeiro dia, domingo retrasado, estamos buscando essas pessoas na área, e não estamos tendo sucesso. Apareceram vestígios, pedaços de vísceras de corpo humano. Estão sendo feitos (exames de) DNA aqui em Brasília, estranho terem pego esses caras e levados à margem do rio."




 
Leia: Bolsonaro questiona pesquisas do Datafolha: 'Vendido' 

Ainda de acordo com o presidente, "se estiverem mortos", os corpos podem estar dentro da água e "pouca coisa para sobrar". "Tem piranha lá no rio Javari. A gente lamenta e pede a Deus para que nada tenha acontecido", disse.
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.