(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GOVERNO DE MINAS

Zema comemora decisão do STF sobre reajuste ampliado: 'Coisa do passado'

Reajuste ampliado a servidores públicos foi proposto pela Assembleia de Minas e vetado pelo governo


30/05/2022 09:36 - atualizado 30/05/2022 10:20

Zema
Romeu Zema, governador de Minas Gerais (foto: Gil Leonardi/Governo de Minas)
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) comemorou nesta segunda-feira (30/05) a vitória política que teve nos últimos dias. Na sexta-feira (27), o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou ilegal um reajuste ampliado - proposto pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e vetado pelo Governo de Minas - a servidores públicos.

"Mentira eleitoreira é coisa do passado. Os servidores de Minas merecem respeito e a verdade. Por unanimidade, o STF decidiu que é ilegal o aumento de salários do funcionalismo público, acima dos 10% já pagos", afirmou o governador, por meio das redes sociais.

"O passado de mentiras da turma que levou nosso estado pro vermelho, não cola mais. Minas agora tem gestão de verdade", completou Zema.

O plenário do STF decidiu, por unanimidade - 10 a 0 -, que o reajuste salarial ampliado a servidores é inconstitucional. O caso estava na Corte desde 19 de abril deste ano por conta de um índice adicional de 14% para segurança pública e saúde e 33,24% para educação.

Esses índices foram sugeridos pela ALMG, por meio de emendas parlamentares a um projeto de lei do próprio Governo de Minas. O texto original fala em reajuste de 10,06% a todo funcionalismo. Isso acabou sendo aprovado por Zema, que vetou as emendas.

Contudo, a ALMG conseguiu em 12 de abril derrubar o veto parcial de Zema. A partir de então, o governo se mobilizou para ingressar na Justiça contra a ação do Legislativo e, por fim, conseguiu vitória no caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)