(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA EDUCAÇÃO

Divinópolis: secretária de Educação volta para o cargo após afastamento

Prefeito revogou o decreto alegando ter se baseado nos depoimentos das oitivas. Gastos com a pasta são alvos de investigação


28/05/2022 10:04 - atualizado 28/05/2022 10:52

Andrei Dimas depõe em CPI
Andreia Dimas foi a primeira a depor nas oitivas da CPI da Educação (foto: Divulgação/Câmara Divinópolis)
A secretária de Educação de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, Andréia Dimas foi reconduzida para o cargo após ser ouvida na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura gastos com a pasta. Ela estava afastada e foi a primeira a depor nas oitivas que começaram nesta sexta-feira (27/5) e seguem até o próximo mês.

Andreia foi afastada temporariamente no dia 11 de maio por decisão do prefeito Gleidson Azevedo (PSC) em decorrência das investigações. Ao anunciar que o decreto foi revogado, Azevedo alegou que se baseou nos esclarecimentos obtidos por meio dos depoimentos. 

Além da secretária da pasta, foram ouvidos o procurador Sérgio Mourão e o secretário de Administração, Thiago Nunes. Andreia, alegou que a participação dela no processo de compras foi apenas pedagógica na seleção dos itens e especificações.

Ela apontou que o processo também passou pelas secretarias de Governo, Administração, além da procuradoria e controladoria. As compras foram realizadas por meio de adesões a sete atas de registros de preços.

Ao todo, segundo o Portal da Transparência, foram empenhados cerca de R$ 17 milhões para pagar mobiliários, brinquedos, notebooks para as unidades escolares. 

A CPI apura possíveis superfaturamentos. Levantamento feito pela relatora, a vereadora Lohanna França (PV) aponta indícios de formação de cartel.


Novo decreto


O novo decreto diz que a secretária deve retomar às suas atividades de rotina, na forma regulamentar.

Para justificar a decisão, o prefeito ainda cita pedidos explicitados feitos por vereadores, além do clamor dos servidores da pasta. A CPI também deixou claro, por várias vezes, que o afastamento não foi solicitado por ela.

Durante a oitiva dessa sexta-fera (27), educadores lotaram o plenário em defesa de Andreia, pedindo a revogação do decreto que a afastou. Foi criado o Movimento Apoio e Valorização da Educação Municipal formado por profissionais e também pais de alunos. Uma petição recolheu 899 assinaturas. 

Com o retorno de Andreia Dimas, fica exonerado, a pedido, o secretário interino nomeado para o cargo, o assessor de gabinete, Fernando Henrique Costa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)