(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Eleitores de 148 municípios de MG que teriam título cancelado poderão votar

Após decisão do TSE, cancelamento dos títulos dos eleitores que não compareceram à revisão biométrica em 2019 e 2020 foi suspensa


06/05/2022 17:41 - atualizado 06/05/2022 19:06

Pessoa aperta confirma em urna eletrônica
Decisão afeta cerca de 560 mil eleitores em 148 municípios mineiros (foto: Elza Fiuza/Agencia Brasil)
Cerca de 560 mil eleitores e eleitoras de 148 municípios mineiros que teriam seus títulos suspensos por não terem comparecido à revisão biométrica no cíclo 2019-2020 poderão votar. A decisão do presidente do TSE, Ministro Edson Fachin, com efeito para todo o país, visa evitar o impacto da pandemia do coronavírus na participação eleitoral – a revisão biométrica está suspensa desde o início da pandemia –, e repete a medida aprovada nas eleições de 2020.

 

 

 

A decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônica nessa sexta-feira (6/5) por meio da Resolução 23.969/2022, ocorreu no âmbito do processo iniciado após questionamento do TRE do Mato Grosso do Sul. 

 

Após a reabertura do cadastro eleitoral, em 8 de novembro de 2022, os eleitores abrangidos pela decisão do TSE terão seus títulos cancelados. A partir dessa data, eleitoras e eleitores deverão solicitar a regularização da sua inscrição.

 

Entre as cidades afetadas pela decisão estão Governador Valadares, Ibirité, Juiz de Fora, Montes Claros, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Na outras 27 cidades mineiras que passaram pela revisão biométrica no último ciclo o cancelamento será mantido, pois nesses locais a revisão foi determinada em razão de suspeita de fraude no cadastro eleitoral, conforme previsto no artigo 71, parágrafo 4º, do Código Eleitoral, como em Antônio Prado de Minas, Moeda e Serra da Saudade.

 

Nos municípios que realizaram a revisão biométrica em ciclos anteriores, os títulos dos eleitores e eleitoras que não compareceram permanecem cancelados, como em Betim, Uberaba e Uberlândia.

 

Confira, no site do TSE, os 111 municípios em que foi mantido o cancelamento de títulos.

Regularização de títulos cancelados

Após a decisão do TSE, Minas Gerais ainda tem 638.880 eleitores com o título cancelado, que não poderão votar em 2022. Os motivos do cancelamento são:

- ausência à revisão biométrica: 199.963 eleitores, de 111 municípios

- ausência de voto e justificativa em três turnos consecutivos de votação: 438.917

 

Para saber se o título está cancelado, a eleitora ou eleitor pode consultar a situação eleitoral no site do TRE ou ligar para o Disque-Eleitor (148). A regularização só poderá ser solicitada a partir de 8 de novembro, quando o cadastro eleitoral for reaberto.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)