(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CASO DANIEL SILVEIRA

Pacheco: Congresso não pode derrubar indulto de Bolsonaro a Silveira

Segundo senador, apesar de não ter poder para reverter o perdão, o Congresso poderá votar uma mudança na lei para impedir uma decisão semelhante no futuro


22/04/2022 09:37 - atualizado 22/04/2022 12:02

Pacheco fala ao microfone em Plenário
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, em nota, que o perdão da pena concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) deve ser cumprido.

De acordo com Pacheco, "a possível motivação político-pessoal" não invalida o ato, embora possa "fragilizar a Justiça Penal".

"Há uma prerrogativa do presidente da República prevista na Constituição Federal de conceder graça e indulto a quem seja condenado por crime. Certo ou errado, expressão de impunidade ou não, é esse o comando constitucional que deve ser observado e cumprido”, disse Pacheco em nota.



Segundo Pacheco,  apesar de não ter poder para reverter o perdão, o Congresso poderá votar uma mudança na lei para impedir que uma decisão semelhante possa ser tomada pela Presidência da República no futuro.

Silveira foi condenado por comandar atos antidemocráticos e ataques a ministros e instituições pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última  quarta-feira (20/4). 

Condenação foi de oito anos e nove meses de prisão em regime fechado, além de perda do mandato e dos direitos políticos e multa de cerca de R$ 200 mil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)