(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVO MINISTRO

Ex-prefeito de Uberaba vai assumir o Ministério da Agricultura

Marcos Montes (PSD) é médico e produtor rural e também já foi deputado federal; ele ocupava o cargo de secretário-executivo do Mapa


30/03/2022 15:13 - atualizado 30/03/2022 17:30


Marcos Montes
Marcos Montes é natural de Sacramento, no Triângulo Mineiro (foto: Redes Sociais/Divulgação)

O ex-prefeito de Uberaba (nas gestões 1997/2000 e 2001/ 2004), Marcos Montes Cordeiro (PSD), vai assumir nesta quinta-feira (31/3), o comando do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em cerimônia que está marcada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Leia: 
Tereza Cristina diz que quarta é seu último dia à frente da Agricultura


Desde fevereiro de 2019, Marcos Montes ocupava o cargo de secretário-executivo do Mapa. Ele já foi deputado federal por três mandatos e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.
Montes substituirá Tereza Cristina (PP), que se afastará da função para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo estado do Mato Grosso do Sul. Ela esteve à frente do Mapa desde o início do governo Bolsonaro.

Leia: O mal estar de Bolsonaro e a despedida da ministra da Agricultura

Na terça-feira da semana passada (22/3), durante uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a própria Tereza Cristina, defendeu o nome de Montes para substituí-la e assumir o comando do Mapa no fim deste mês, data limite para a desincompatibilização dos interessados em disputar as eleições de outubro.

"Espero muito que ele [Marcos Montes] continue os meus passos", destacou Tereza Cristina, em entrevista ao Canal Rural.

Marcos Montes foi destaque em 2017 e em 2018 na defesa da agropecuária, segundo avaliação do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco.

Além disso, listas do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) de 2017 e 2018, indicaram Montes entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional e um dos nove de Minas Gerais, estado que na época tinha uma bancada de 53 deputados federais e três senadores.

Propostas de Montes, quando ele foi deputado federal, transformadas em leis:

Lei 13.482/2017: sancionada pela Presidência da República em 2017 e que determina que o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil divulgue, a cada três meses, os valores arrecadados por meio do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante e a destinação de recursos ao Fundo de Marinha Mercante.

Lei 12.441/2011: sancionada pela Presidência da República em 2011 e que criou a empresa individual de responsabilidade limitada - a Eireli, que facilita a composição de uma empresa, sem a necessidade da presença de um sócio minoritário, muitas vezes chamado de "laranja". Milhares de empresas foram criadas a partir da lei.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)