(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FUNCIONÁRIA FANTASMA

Bolsonaro e 'Wal do Açaí' podem ser indicados por ação de improbidade

Segundo o MP, Walderice era funcionária fantasma e nunca esteve em Brasília para exercer o cargo


22/03/2022 21:25 - atualizado 22/03/2022 22:41

Família Bolsonaro e Wal do Açaí
Para o órgão, Bolsonaro tinha pleno conhecimento de que Wal não prestava os serviços do cargo e, mesmo assim, atestou falsamente a frequência dela ao trabalho em seu gabinete (foto: Reprodução/Redes Sociais)
O Ministério Público Federal (MPF) enviou à Justiça Federal em Brasília uma ação de improbidade administrativa contra o presidente Jair Bolsonaro e a ex-secretária parlamentar da Câmara dos Deputados Walderice Santos da Conceição, que ficou conhecida como “Wal do Açaí”.

 

Walderice foi indicada por Bolsonaro, então deputado federal, em fevereiro de 2003 para ocupar o cargo de secretária parlamentar no seu gabinete em Brasília, onde permaneceu lotada até agosto de 2018, quando foi exonerada, após o caso ser divulgado na imprensa. A mulher foi apontada como assessora fantasma do gabinete, pois trabalhava na residência do presidente e vendia açaí na cidade.
 
Segundo a investigação, durante os 15 anos que esteve comissionada, Walderice nunca esteve em Brasília, não exerceu qualquer função relacionada ao cargo e ainda prestava, com seu companheiro, Edenilson Nogueira Garcia, serviços de natureza particular para Bolsonaro, em especial nos cuidados com a casa e com os cachorros do chefe do Executivo na Vila Histórica de Mambucaba.
 
O MPF pede que Wal do Açaí e o presidente Bolsonaro sejam condenados pela prática de improbidade administrativa e o ressarcimento dos recursos públicos indevidamente desviados.
 

Movimentação

 
A análise das contas bancárias de Walderice, segundo o MP, revelou uma movimentação atípica: 83,77% da remuneração recebida nesse período foi sacada em espécie, sendo que, em alguns anos, os percentuais de saques superaram 95% dos rendimentos recebidos.
 
Para o órgão, Jair Bolsonaro tinha pleno conhecimento de que Wal não prestava os serviços correspondentes ao cargo e, mesmo assim, atestou falsamente a frequência dela ao trabalho em seu gabinete para comprovar a jornada de 40 horas semanais exigida pela Câmara dos Deputados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)