(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOURÃO SE PRONUNCIA

Mourão condena ataques russos; Bolsonaro ainda não se pronunciou

Vice-presidente afirmou que o Brasil não está neutro e que respeita a soberania da Ucrânia


24/02/2022 11:22 - atualizado 24/02/2022 20:11

Vice-presidente Hamilton Mourão e presidente Jair Bolsonaro
Diante do silêncio de Bolsonaro sobre a invasão russa até o momento, foi Mourão quem se posicionou pelo governo brasileiro (foto: Sergio Lima / AFP)

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, afirmou, em entrevista na manhã desta quinta-feira (24/02), que o Brasil não apoia a invasão da Rússia à Ucrânia. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se pronunciou sobre o assunto.

 

“O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano.”, afirmou Mourão após chegar ao Palácio do Planalto.

 

Na semana passada, Bolsonaro visitou o território russo e, ao lado de Putin, disse ser solidário à Rússia, sem especificar sobre o que se referia essa solidariedade. A declaração do presidente criou um desgaste para a diplomacia brasileira, em especial com os Estados Unidos.

 

Questionado sobre a ida de Bolsonaro à Rússia, quando o presidente ser solidário ao país e que Putin buscava a paz, Mourão não quis comentar.

 

O Palácio do Itamaraty publicou uma nota em que diz que o Brasil “apela” para o fim das hostilidades na Ucrânia. 

 

“O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”, disse o Ministério das Relações Exteriores. 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)