(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MENTIRA

'Zambelli mentirosa': internet critica deputada por informação falsa

Após fakenews sobre a vacina contra a COVID-19 e mentir sobre gastos com viagem aos EUA, a hashtag #ZambelliMentirosa ganhou as redes sociais


31/01/2022 15:43 - atualizado 01/02/2022 22:24

Zambelli
Após série de mentiras, internautas criticam a deputada Carla Zambelli (foto: Agência Brasil/Reprodução )
No Twitter, internautas impulsionam a hashtag #ZambelliMentirosa e o assunto esteve entre os mais comentados nesta segunda-feira (31/01) e já ultrapassou os 4 mil tuítes. O movimento virtual é uma crítica às recentes publicações da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

A bolsonarista divulgou informações falsas sobre a vacina contra a COVID-19. O conteúdo compartilhado destacava títulos de três reportagens que, lidos em sequência, sugeriam que um jogador do Bayern de Munique desenvolveu miocardite após tomar o imunizante.

A informação foi verificada pelo Projeto Comprova, que concluiu que se tratava de um post enganoso.

Dinheiro público 

A deputada viajou aos Estados Unidos para participar da Marcha Nacional pela Vida contra o aborto, realizada em Washington e, aproveitou a ocasião para realizar passeios turísticos e se deleitar em restaurantes de alta gastronomia.

Nas redes sociais, ela afirmou que a viagem foi paga com recursos próprios. Pressionada pela população, Zambelli admitiu, no último dia 25, que utilizou dinheiro público para arcar com os gastos da viagem.

De acordo com informações publicadas no portal da Câmara dos Deputados, a viagem era uma "missão oficial de Zambelli, entre os dias 19 e 23 de janeiro" com o objetivo de "participar do evento March for Life e de visita ao parlamento americano". Os gastos envolveram o pagamento de quatro diárias e meia no valor de R$ 2.431,04 cada, totalizando R$ 10.939,68.

 

CARLA ZAMBELLI RESPONDE SOBRE MIOCARDITE 

Em resposta à fakenews propagada pelo Projeto (des)Comprova, a deputada federal Carla Zambelli jamais afirmou que o jogador Alphonso Davies teve miocardite por ter se vacinado contra a Covid-19.

Exercendo o seu direito de PARLAR e, antes disso, de questionar enquanto cidadã brasileira, Carla Zambelli levantou uma suspeita legítima, a qual é compartilhada por diversos jogadores da Premiere League, segundo publicado no jornal Daily Mail em 23 de dezembro de 2021 (link ao final da nota).

A parlamentar utilizou-se de dados compartilhados pela própria imprensa, que afirmam existir a possibilidade de se contrair a doença após ser vacinado para alertar a população e as autoridades do risco de se exigir um passaporte sanitário, visto os riscos de efeitos colaterais que, mesmo que sejam mínimos, existem.

A própria bula da vacina confirma a miocardite como possível efeito colateral, informação esta que parece ter sido propositalmente ignorada pelos jornais que integram o projeto Comprova.

É curioso que, mesmo completamente vacinado, o atleta teve complicações, uma vez que a proposta inicial da vacina é imunizar e, em caso de infecção, não permitir o agravamento da doença e efeitos secundários graves.

No entender da deputada federal Carla Zambelli, miocardite é grave e, pelo que se observou, nenhum jornal questionou a eficácia da vacina neste caso.

RESPOSTA DE ZAMBELLI SOBRE VIAGEM AOS EUA

A assessoria de imprensa da deputada federal Carla Zambelli esclarece que as matérias “Zambelli recua e admite uso de dinheiro público para viagem aos EUA”, contém inverdades a respeito da parlamentar.

Diferentemente do que fora afirmado, a deputada não recuou de qualquer afirmação feita, uma vez que, prezando pela transparência de seu mandato, disse à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, em 18 de janeiro, que viajaria em Missão com passagens custeadas com recursos próprios e que haveria diárias custeadas pela Câmara, o que lhe é por direito regimental.

Em 19 de janeiro, portanto na data seguinte, Carla Zambelli divulgou em sua conta no Instagram que recebera 04 diárias para a missão nos Estados Unidos.

A narrativa alardeada por militantes pró-aborto foi construída através de um "print" onde a deputada é questionada sobre as passagens aéreas, que de fato não foram custeadas com recursos públicos.

Portanto, fica claro que a deputada Carla Zambelli mantém seu compromisso com seus eleitores, atuando sempre com transparência. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)