(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PHYTHYUM

Operação mira esquema de 'rachadinha' em Palma

Investigações do Gaeco apontam que dinheiro para o combate à COVID-19 era desviado para o esquema en cidade da Zona da Mata mineira


18/11/2021 08:48 - atualizado 18/11/2021 09:12

Viaturas na Operação Phythyum, em Palma, na Zona da Mata
Policiais militares e civis participam da operação que começou na manhã de hoje (foto: MPMG/Divulgação)
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional Zona da Mata, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) desencadeou uma operação na manhã desta quinta-feira (18/11) contra um esquema de 'rachadinha' no município de Palma. Segundo o órgão, a suspeita é de corrupção e desvios de recursos públicos que deveriam ser utilizados no combate à pandemia da COVID-19. 

A operação foi chamada de Phythyum e conta com a participação de 27 policiais civis, 24 policiais militares, três promotores de Justiça, além de servidores e agentes do Gaeco. Eles atuam no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em residências e órgãos públicos municipais onde os suspeitos trabalham ou são vinculados. 

A Justiça também deferiu dois pedidos de afastamento de cargo e proibição de qualquer tipo de contato em face de dois secretários municipais. 

 

“As investigações se iniciaram na Promotoria de Justiça de Palma, por meio de denúncias informando que diversos servidores públicos municipais estariam recebendo, indevidamente, valores superiores à remuneração habitual e repassando esses recursos para alguns agentes políticos municipais, prática conhecida como ‘rachadinha’”, informa o MPMG. 

“As verbas estariam sendo creditadas para os servidores, juntamente com a remuneração, sob a rubrica de ‘gratificação COVID’. As investigações demonstraram que, além dessa gratificação, outras remunerações, sem fundamento legal, estavam sendo utilizadas para depósitos nas contas dos servidores municipais para posterior devolução”, detalha o órgão.

O Estado de Minas entrou em contato com a prefeitura de Palma por e-mail e aguarda resposta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)