(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

PF na Precisa: 'Possível intermediação de lavagem de dinheiro', vê Randolfe

A pedido da CPI, PF fez busca em endereços da Precisa Medicamentos; senador diz que empresas ligadas à investigada podem ser mediadoras de lavagem de dinheiro


17/09/2021 09:33 - atualizado 17/09/2021 10:02

Senador Ranfolfe Rogrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID
Senador Ranfolfe Rogrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID (foto: Agência Senado/Reprodução)
O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta sexta-feira (17/9) que a operação da Polícia Federal em endereços vinculados à empresa Precisa Medicamentos  foi realizada com objetivo de buscar documentos que não foram fornecidos pela empresa à CPI, especialmente o contrato original da vacina indiana Covaxin, feito com a farmacêutica Bharat Biotech.

O contrato do imunizante foi rescindido no fim de agosto, após a Controladoria-Geral da União (CGU) apontar indícios de falsificação em documentos entregues pela Precisa ao Ministério da Saúde. 

“A comissão tentou, de diversas formas, a obtenção deste contrato, não conseguiu. Foi em decorrência disso que a CPI recorreu ao Supremo Tribunal Federal, ao ministro Dias Toffoli, e tivemos a decisão favorável de busca e apreensão que foi executada nesta manhã”, disse o senador em entrevista à GloboNews nesta manhã.

Segundo Randolfe, outro conjunto de documentos que estavam nas sedes da Precisa também ajudarão em outras linhas de investigação da CPI da COVID.

“Temos informação sobre as diversas empresas que tinham conexão com a Precisa Medicamentos, sobretudo, em relação a Danilo Trento, que foi apontado, ainda nesta semana pelo senhor Marconny Faria, lobista que prestou depoimento nesta quarta na CPI, como verdadeiro dono da Precisa”, afirmou.

O senador ressalta a possível atuação irregular da empresa Barão Turismo, que executou voos de membros da Precisa Medicamentos para a Índia. “Esta empresa, que pasmem, pelas informações que temos, vendem milhas, teve uma movimentação em dinheiro e recurso da Precisa de quase R$ 4 milhões em um ano”, disse.

“Esta empresa (Barão) tem atuação do senhor Danilo Trento, fazendo a interface e transferência entre outros agentes privados e outras empresas. Isso chama atenção para indícios de que, essa e outras empresas, servem de instrumento para intermediadoras de lavagem de dinheiro”, finaliza o senador.
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?




* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)