(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RELATÓRIO

Cúpula da CPI da COVID se encontra com Reale Júnior para discutir relatório

O jurista foi um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)


15/09/2021 18:07 - atualizado 15/09/2021 18:43

Vídeo chamada da cúpula da CPI com juristas
Vídeo chamada da cúpula da CPI com juristas (foto: Redes Sociais/Reprodução)
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, senador Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), a senadora Simone Tebet (MDB-MT) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) se encontram, neste momento, em uma reunião com um grupo de juristas liderado pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, para discutir o relatório da comissão.
Reale foi um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Com isso, a CPI, que deve relatar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), cometeu crime de responsabilidade, ganha parcialidade.

Crimes de responsabilidade, segundo a Constituição, podem resultar no impeachment do presidente da República.

“Estamos em reunião com um grupo de juristas liderado pelo ex-ministro Miguel Reale Júnior, para falarmos sobre o parecer apresentado por eles, que lista eventuais crimes cometidos por Bolsonaro e integrantes do governo na gestão da pandemia. #CPIdaPandemia”, escreveu Randolfe no Twitter.
 
 

Na terça-feira (14/9), o grupo entregou à CPI da COVID um estudo sobre os possíveis crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia.

O parecer da reunião deve ajudar a embasar o relatório do senador Renan Calheiros que concluirá os trabalhos da CPI. De acordo com o senador, o documento final deve ser entregue no próximo dia 23.
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)