(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RESPOSTA DE RENAN

Marconny Faria, suposto lobista da Precisa, será investigado pela CPI

Comissão que apura desvios no combate à COVID no país já tem uma lista de 30 investigados


15/09/2021 17:10 - atualizado 15/09/2021 17:48

 Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria
Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta quarta-feira (15/9) que o suposto lobista da Precisa Medicamentos, Marconny Faria, passará a ser investigado pela comissão.
 
Leia:   CPI da COVID ouve Marconny Faria, suposto lobista da Precisa Medicamentos
 
“O depoimento pode não ter agregado muito, mas essa CPI avançou nas investigações e avançou em muita coisa”, disse. 
 
A CPI da Pandemia já tem uma lista de 30 investigados.
 
O vice-presidente da CPI e autor do requerimento de convocação de Marconny ressalta que a comissão busca investigar a possível existência de um mercado interno no Ministério da Saúde que busca facilitar compras públicas e beneficiar empresas, assim como o poder de influência da empresa Precisa Medicamentos antes da negociação da vacina indiana Covaxin.

Em mensagens trocadas com Marconny obtidas pela comissão, o ex-secretário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Ricardo Santana, menciona que conheceu o suposto lobista da Precisa na casa de Karina Kufa, advogada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 
 
 
Os parlamentares também apontam que os dois teriam conversado sobre processo de contratação de 12 milhões de testes de COVID-19 entre o Ministério da Saúde e a Precisa. Uma das mensagens trocadas aponta que “um senador” poderia ajudar a “desatar o nó” do processo.   
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)