(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

'Bolo do Heinze vai ter cobertura de cloroquina', brinca Jorginho Mello

Hoje é aniversário do senador Luis Carlos Heinze, grande defensor do 'tratamento precoce'


14/09/2021 16:09 - atualizado 14/09/2021 16:38

Luis Carlos Heinze e Jorginho Mello
Luis Carlos Heinze e Jorginho Mello (foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Ao desejar parabéns para o colega governista Luis Carlos Heinze (PP-RS), o senador Jorginho Mello (PL-SC) afirmou que o senador merecia um bolo com cobertura de glacê de cloroquina. A declaração foi feita durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito, nesta terça-feira (14/9). Heinze completa 71 anos hoje. 
 
 
“Quero comprimentar o Heinze, que vai ter bolo depois da CPI. A cobertura é de cloroquina. O glacê é de cloroquina”, brincou.
 
 

Heinze é defensor do 'tratamento precoce' contra a COVID-19. A ação não tem comprovação científica. Para tentar justificar suas falas, ele cita diversos "dados" e "estudos científicos" para sustentar sua defesa pelos medicamentos.

Em quase todas as sessões da CPI da COVID no Senado, quando Luis Carlos Heinze tem a palavra, ele cita termos como Didier Raoult (chamado nas redes de DJ Raul), o município de Rancho Queimado, Big Pharma, entre outros. 
 

O dia da CPI

 
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID tenta, mais uma vez, ouvir o depoimento do advogado e empresário Marcos Tolentino da Silva, nesta terça-feira (14/9), suspeito de ser ‘sócio oculto’ da empresa FIB Bank. Na sessão anterior, ocorrida em 1º de setembro, ele apresentou um atestado médico e alegou que estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Senadores buscam investigar o envolvimento de Marcos Tolentino, dono da Rede Brasil de Televisão, na garantia irregular no fechamento do contrato da vacina indiana Covaxin, fornecido pela FIB Bank. 

Segundo requerimento de convocação feito pelo vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), essa garantia oferecida no contrato de R$ 1,61 bilhão é do tipo fidejussória, o que não estava previsto no documento assinado entre a Precisa, o Ministério da Saúde e o laboratório Bharat Biotech. 
 
Ainda segundo parlamentares, ele seria ligado ao  deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo  Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara, apontado por parlamentares como articulador de negociações de vacinas contra COVID-19 sob suspeita de irregularidades. 

Tolentino obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) decisão da ministra Cármen Lúcia que permite a ele se recusar a responder a perguntas que eventualmente possam incriminá-lo. No entanto, o juiz Codevila apontou que sua decisão de intimação do advogado em nada interfere no habeas corpus concedido. 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)