(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

Eliziane Gama sobre relação do governo Bolsonaro com Igreja: 'Promíscua'

De acordo com a senadora, Bolsonaro insiste em uma relação do Planalto com a Igreja para promover a participação popular


03/08/2021 14:45 - atualizado 03/08/2021 15:02

Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA)(foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) (foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) comparou durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID as ações em “nome de Deus” do reverendo Amilton Gomes de Paula, presidente da ONG Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah), e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eliziane é evangélica e o pai dela é pastor.
 
 
A CPI retomou os trabalhos na manhã desta terça-feira (3/8) com o depoimento do reverendo. Ele é apontado por representantes da Davati Medical Supply, com sede nos Estados Unidos, como um intermediador entre o governo federal e empresas que ofertam vacinas.

De acordo com Eliziane, Bolsonaro insiste em uma relação do Planalto com a Igreja para promover a participação popular.  

"Está muito claro que o presidente [Bolsonaro] tenta essa relação entre governo e Igreja. Isso não dá certo, é uma relação promíscua. Em nome de Deus se propaga o armamento. O senhor mente e seu ministério caiu em descrédito", afirmou ao questionar o depoente.

Segundo a senadora, “não adianta  ir na igreja, pegar um bíblia e falar de Deus igual o presidente faz” mas é preciso também ter ações de fé.

"Seu ministério caiu em descrédito", disse Eliziane Gama. "Milhares de pastores e reverendos levam muito a sério a missão que receberam", finalizou.
 
 
 
Leia: Humberto Costa cita Gil do Vigor na CPI: 'O Brasil tá lascado' 

O dia da CPI

 
CPI da COVID, instalada pelo Senado, retoma de recesso parlamentar nesta terça-feira (3/8) com o depoimento do reverendo Amilton Gomes de Paula. A convocação de Amilton atende pedido do vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O parlamentar destacou os e-mails, divulgados pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em que o diretor de Imunização do Ministério da Saúde, Laurício Cruz, autorizava o reverendo a comprar, por meio da Senah, 400 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca.

Segundo o policial militar de Minas Gerais, Luiz Paulo Dominghetti, que acusa o ex-diretor de Logística da pasta, Roberto Ferreira Dias, de cobrar propina de US$ 1 dólar por dose, Gomes de Paula foi quem o ajudou a conseguir marcar reuniões com membros do governo para apresentar a proposta do imunizante britânico em fevereiro deste ano.

O reverendo estava marcado para depor à CPI no dia 14 de julho, mas foi adiado por questões de saúde. Amilton apresentou um atestado médico alegando problemas renais, o que foi confirmado pela perícia médica do Senado.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, concedeu habeas corpus para que o religioso tenha o direito de permanecer em silêncio aos questionamentos que possam incriminá-lo.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  
 

  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)