(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EX-BBB NO SENADO

Humberto Costa cita Gil do Vigor na CPI: 'O Brasil tá lascado'

A CPI retomou os trabalhos na manhã desta terça-feira com o depoimento do reverendo Amilton Gomes de Paula, presidente da Senah


03/08/2021 14:23 - atualizado 03/08/2021 14:45

Senador Humberto Costa (PT-PE).(foto: Pedro França/Agência Senado)
Senador Humberto Costa (PT-PE). (foto: Pedro França/Agência Senado)
O senador Humberto Costa (PT-PE) fez uma brincadeira durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID no Senado, realizada nesta terça-feira (03/08), e citou o ex-participante do Big Brother Brasil, Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, para falar da situação atual do Brasil. 
 

A CPI retomou os trabalhos na manhã desta terça-feira (3/8) com o depoimento do reverendo Amilton Gomes de Paula, presidente da ONG Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah).

O reverendo é apontado por representantes da Davati Medical Supply, com sede nos Estados Unidos, como um intermediador entre o governo federal e empresas que ofertavam vacinas.

Durante os questionamentos, o petista que falava sobre a corrupção dentro do Ministériod a Saúde, acabou parafraseando o ex-bbb.

"Realmente o Brasil, ta muito mal... como diz aquele rapaz do Big Brother, o Brasil tá lascado! Tá lascado com um governo desse", afirmou o senador.

"Ele é de Pernambuco", respondeu Omar Aziz (PSD), presidente da CPI.

"É sim", disse Humberto.

"É o Gil do Vigor", explicou Omar Aziz.
 
 
 

O dia da CPI

 
A CPI da COVID, instalada pelo Senado, retomou o recesso parlamentar nesta terça-feira (3/8), com o depoimento do reverendo Amilton Gomes de Paula. A convocação de Amilton atende pedido do vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O parlamentar destacou os e-mails, divulgados pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em que o diretor de Imunização do Ministério da Saúde, Laurício Cruz, autorizava o reverendo a comprar, por meio da Senah, 400 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca.

Segundo o policial militar de Minas Gerais, Luiz Paulo Dominghetti, que acusa o ex-diretor de Logística da pasta, Roberto Ferreira Dias, de cobrar propina de US$ 1 dólar por dose, Gomes de Paula foi quem o ajudou a conseguir marcar reuniões com membros do governo para apresentar a proposta do imunizante britânico em fevereiro deste ano.

O reverendo estava marcado para depor à CPI no dia 14 de julho, mas foi adiado por questões de saúde. Amilton apresentou um atestado médico alegando problemas renais, o que foi confirmado pela perícia médica do Senado.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, concedeu habeas corpus para que o religioso tenha o direito de permanecer em silêncio aos questionamentos que possam incriminá-lo.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
 
Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, o reverendo Amilton Gomes de Paula, presidente da ONG Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah), afirmou nesta terça-feira (3/8) que se apresentou para negociar vacinas com o Ministério da Saúde na condição de "embaixador mundial da paz".

Segundo ele, três reuniões foram realizadas com a pasta, uma delas, com o ex-secretário-executivo Élcio Franco, número '02' do então ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

"Fui como embaixador mundial da paz, expliquei sobre a importância da vacinação nessa reunião e também sobre levar isso para as redes sociais", afirmou o religioso.

Em seguida, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), perguntou qual a origem desse cargo. Segundo o reverendo, a posição é concedida pela Federação para a Paz Universal  (UPF Brasil), com posse ocorrida no Senado Federal.

Amilton Gomes de Paula é presidente da ONG Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah)(foto: Agência Senado/Reprodução)
Amilton Gomes de Paula é presidente da ONG Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah) (foto: Agência Senado/Reprodução)
"Recebi aqui nesta Casa, em um grande evento nesta Casa. Vários senadores estavam presentes, deputados presentes. Pela UPF, Federação Mundial pela Paz. O evento foi feito aqui no Senado. A UPF é uma das maiores instituições religiosas do mundo”, afirmou.
 
O reverendo recebeu um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF) para que tenha o direito de permanecer em silêncio aos questionamentos que possam incriminá-lo. Ele é apontado por representante da Davati Medical Supply, com sede nos Estados Unidos, como um intermediador entre o governo federal e empresas que ofertavam imunizantes contra a COVID-19.
 


  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)