(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INDIRETA

Arthur Lira alfineta o Senado por prorrogação da CPI da COVID

Presidente da Câmara reclamou que o Senado está produzindo menos por causa dos esforços empreendidos na investigação da gestão do governo durante a pandemia


29/06/2021 19:06 - atualizado 29/06/2021 19:22

Arthur Lira, presidente da Câmara, é aliado do presidente Jair Bolsonaro(foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Arthur Lira, presidente da Câmara, é aliado do presidente Jair Bolsonaro (foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), alfinetou os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19 ao afirmar que o trabalho no Senado está mais lento por conta do esforço do colegiado. Lira teceu comentários sobre a prorrogação da comissão até novembro, na tarde desta terça-feira (29/6). A CPI têm duração de 90 dias, podendo, se necessário, se prolongar por mais 90 dias.

“A decisão de adiar ou não é dos senadores. O que (a CPI) tem demonstrado até agora é que o Senado está tendo uma produção menor”, disse o deputado.

Em seguida, Lira amenizou. “Mas é normal. É do processo democrático. A Câmara continuará trabalhando normalmente”, afirmou o parlamentar.

Lira também falou sobre as declarações do deputado Luis Miranda (DEM-DF), que, com o irmão, o funcionário do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, denunciou uma suposta tentativa de compra superfaturada da vacina indiana Covaxin.

“A declaração do deputado Miranda é dele. A responsabilidade de comprovar o que disse, também. A CPI vai ter possibilidade de caminhar com esse assunto”, comentou.

Sobre a denúncia por prevaricação contra Jair Bolsonaro, que soube da denúncia em março, mas não agiu para deter a compra dos imunizantes a preços além do praticado, Lira disse que somente a Procuradoria-Geral da República poderá se manifestar.

“Se a CPI decidiu judicializar a denúncia contra o presidente, ela sai da esfera política e vai para as (esferas) técnica e judicial. É esperar agora as informações que vão para a PGR; e esperar o posicionamento do procurador e acatar o que o procurador decidir”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)