(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Após 420 mil mortes, Brasil cria secretaria de enfrentamento à COVID

O novo órgão irá centralizar as ações de enfrentamento do novo coronavírus


11/05/2021 14:09 - atualizado 11/05/2021 14:34

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 fará parte da estrutura do Ministério da Saúde(foto: Isac Nóbrega/PR)
A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 fará parte da estrutura do Ministério da Saúde (foto: Isac Nóbrega/PR)
Mais de um ano após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter elevado a COVID-19 ao status de pandemia, o governo decidiu criar um novo órgão para centralizar as ações de enfrentamento do novo coronavírus. A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 10, uma semana após o início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19 no Senado.
 
De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 fará parte da estrutura do Ministério da Saúde e deverá articular os trabalhos com Estados e municípios.
 
A falta de articulação federal tem sido apontada como uma das principais falhas do governo na estratégia de enfrentamento à pandemia e motivou o Supremo Tribunal Federal (STF) a reconhecer a competência de Estados e municípios no combate à covid. Por unanimidade, o STF liberou governadores e prefeitos a adotarem medidas de isolamento social frequentemente criticadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

"A nova unidade deverá propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à COVID-19, em articulação com os gestores estaduais e municipais", informou a Secretaria Geral da Presidência da República.

O decreto deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União e vai promover remanejamentos e transformações de cargos e funções internas do Ministério da Saúde, sem ocasionar aumento de despesas.
 
A secretaria deverá "exercer a função de representante do Ministério na coordenação das medidas a serem executadas durante a emergência em saúde pública de importância nacional em decorrência da pandemia do novo coronavírus".

"A secretaria está incumbida de propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal, bem como de definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a COVID-19", disse a SG.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)