(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REPERCUSSÃO

'Fura-fila': Zema demite envolvidos em articulação para obstruir apuração

Chefe de gabinete da Secretaria de Saúde e assessor de comunicação serão exonerados após vazamento de áudio em que estratégia é combinada


22/04/2021 19:35 - atualizado 22/04/2021 20:06

Servidores da Cidade Administrativa estão na mira de investigações conduzidas por Assembleia de MG e MPMG(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Servidores da Cidade Administrativa estão na mira de investigações conduzidas por Assembleia de MG e MPMG (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O governo de Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta quinta-feira (22/4), novas trocas na Secretaria de Estado de Saúde por causa de desdobramentos da vacinação de servidores administrativos da pasta. As demissões de João Márcio Silva de Pinho, chefe de gabinete, e Everton Luiz de Souza, chefe da assessoria de Comunicação, serão publicadas na edição de sexta (23) do Diário Oficial do Estado.

João e Everton participaram de reunião em que a mudança de servidores em home office para o teletrabalho foi proposta. A troca foi pensada para proteger os profissionais das investigações feitas por Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Assembleia Legislativa.

No áudio da reunião, obtido pelo Estado de Minas, um participante, que se apresenta como João e diz ser o chefe de gabinete, cita que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Assembleia para investigar possíveis “fura-filas” e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitaram documentos detalhando se os imunizados estavam em home office ou em trabalho de campo à época da aplicação das injeções. Os órgãos de investigação pedem, ainda, que seja informado o regime de trabalho dos vacinados à época da reunião.

Ele, então, sugere que funcionários vacinados em home office voltem ao trabalho presencial para que ele possa alterar o documento a ser enviado às autoridades. “Acho que seria mais seguro para vocês se passassem a ter regime presencial e que o documento indicasse isso”, diz.

O interlocutor pede aos demais participantes que façam expediente presencial durante a maior parte dos dias úteis. “Eu não manteria o regime de teletrabalho, de forma alguma. Passaria a vir quatro vezes por semana, no mínimo. Se fosse eu, particularmente, até viria todos os dias da semana, por precaução, mesmo que em alguns dias venha (por) menos horas”, pontua.

A proposta recebe a concordância de um dos ouvintes. “Se é a saída mais segura, vamos nela.”

Durante o encontro, ocorrido em uma sexta-feira sem data detalhada no áudio, um dos participantes confirma ter recebido a segunda dose da vacina três dias antes. João Pinho havia sido mantido no cargo mesmo após a demissão de Carlos Eduardo Amaral, em 11 de março, e a chegada de Fábio Baccheretti. Everton, por seu turno, substituiu Virginia Cornélio da Silva, demitida no mês passado.

Nota do governo mineiro sobre as demissões


O Governo de Minas informa que o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES), João Pinho, e o assessor-chefe de comunicação da SES, Everton Souza, terão suas exonerações publicadas na edição de sexta-feira (23) do Diário Oficial. O Governo de Minas reitera seu compromisso com a transparência e reafirma que todas as denúncias relativas ao processo de vacinação de servidores são apuradas por órgãos de controle, com total colaboração do governo estadual.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)