(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Queiroga: 'Não tem tratamento específico para bloquear o vírus'

Ministro da Saúde ressalta que decisão de indicar medicamentos como hidroxicloroquina, cloroquina e ivermectina 'compete ao médico'


24/03/2021 17:18 - atualizado 24/03/2021 17:45

Marcelo Queiroga também garantiu que a meta do ministério é triplicar a atual taxa de vacinação a curto prazo e chegar a vacinar 1 milhão de pessoas por dia(foto: Agência Brasil/Reprodução)
Marcelo Queiroga também garantiu que a meta do ministério é triplicar a atual taxa de vacinação a curto prazo e chegar a vacinar 1 milhão de pessoas por dia (foto: Agência Brasil/Reprodução)
O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, concedeu nesta quarta-feira (24/03), uma entrevista coletiva para se “apresentar” à população brasileira. Ao ser questionado sobre o tratamento precoce, recomendado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e questionado por médicos, Queiroga afirmou que “não existe” um tratamento para bloquear o vírus.

Em contrapartida, Queiroga ressaltou que a decisão de indicar medicamentos como hidroxicloroquina, cloroquina e ivermectina “compete ao médico, dentro de uma ambiência onde não existe uma evidência científica forte, com a sua autonomia milenar para prescrever medicamentos”.

Leia: Paciente é condenada a indenizar médico após pedir 'remédio do presidente' 

“É uma relação médico-paciente e caso a caso deve ser decidida. Mas a minha opinião é de que temos que olhar para frente e buscar o que existe de comprovado, e é isso o que o Ministério da Saúde vai fazer”, completou.

A hidroxicloroquina, cloroquina e ivermectina não têm éficacia comprovada cientificamente contra a COVID-19.
 
Desde o início da pandemia, Bolsonaro adota posicionamentos negacionistas. Entre eles, negar a existência do vírus, não comprar vacinas, não utilizar equipamentos de segurança e incentivar o uso de remédios sem eficácia comprovada.  

 

Um milhão de pessoas vacinadas por dia 


O médico também garantiu que a meta do Ministério é triplicar a atual taxa de vacinação a curto prazo e chegar a vacinar 1 milhão de pessoas por dia.

De acordo com o ministro, o país está vacinando cerca de 300 mil pessoas por dia. A média, desde 18 de janeiro, quando começou a vacinação no país, está perto de 190 mil.

Queiroga também afirmou que sua posse no ministério foi feita de forma mais "íntima" porque o Brasil não tinha o que comemorar durante a pandemia.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)