(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EX-PRESIDENTE

Lula sobre Bolsonaro: "Já tomou várias medidas que mereciam o impeachment'

Ex-presidente diz que gestão 'genocida' da pandemia justificaria o impeachment, mas ele não acredita que Arthur Lira fará esse movimento na Câmara


18/02/2021 15:18 - atualizado 18/02/2021 15:33

Lula diz que Bolsonaro não se importa com os brasileiros mortos pela COVID-19(foto: Reprodução de Internet)
Lula diz que Bolsonaro não se importa com os brasileiros mortos pela COVID-19 (foto: Reprodução de Internet)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou, em entrevista ao UOL, nesta quinta-feira (18/2), sobre um possível processo de impeachment contra Jair Bolsonaro em meio à pandemia do novo coronavírus. Para Lula, há justificativas para o processo, mas já não há tempo para iniciá-lo visto que a corrida eleitoral de 2022 se aproxima. Além disso, o ex-presidente também acredita que o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não irá dar abertura ao processo.

Essa brincadeira que ele (Bolsonaro) está fazendo com o novo coronavírus. É uma estupidez. Ele não tem respeito pela ciência e pelas pessoas que já morreram

Lula ex-presidente do Brasil



Segundo o petista, o impeachment de Bolsonaro se justificaria por conta das diversas condutas do atual presidente, principalmente em relação à má gestão no combate à pandemia.

“Eu não quero o impeachment do Bolsonaro porque eu não gosto do Bolsonaro, é porque o Bolsonaro já tomou várias medidas que mereciam impeachment. Sobretudo, essa medida genocida da vacina, essa brincadeira que ele está fazendo com o novo coronavírus. É uma estupidez. Ele não tem respeito pela ciência e pelas pessoas que já morreram”, declarou.

Lula disse, entretanto, que não acredita que haveria tempo para concluir o processo de impeachment agora: "Eu sinceramente acho que, com o andar da carruagem, se for pedir o impeachment agora, até cumprir todo o ritual, você vai chegar ano que vem e, ai, é ano eleitoral”.

O político pontuou que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, deveria ter aberto o processo antes de deixar a Casa.

Segundo ele, com Arthur Lira presidindo a Câmara, a abertura de um processo de impeachment é muito improvável: "Se a gente não conseguiu colocar o impeachment em votação com o Rodrigo Maia, certamente a gente não vai conseguir com o Lira. Então, falando abertamente com o povo brasileiro, eu não acredito que haja tempo, agora, de fazer o debate de um impeachment; e nem o Lira vai colocar impeachment em votação”.

 

 

 

Genocida


 

Quando questionado, Lula disse que acha justo chamar Bolsonaro de genocida.

“Eu tenho chamado várias vezes. Um presidente da República que não se importa com a morte de 250 mil pessoas, um presidente da República que não se importa em qualificar seu palavreado para a sociedade cada vez que abre a boca em uma televisão, uma rádio ou quando fala em seu próprio Twitter. Um presidente da República que não tem respeito pelas pessoas mais pobres, mais doentes, mais velhas só pode ser genocida. Ou seja, ele não gosta da vida”, afirmou o ex-presidente

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)