(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eduardo Bolsonaro diz que votará pela liberdade de deputado preso pela PF

Filho do presidente alega que colega de partido deve ter garantias de imunidade parlamentar e liberdade de expressão


17/02/2021 21:50 - atualizado 17/02/2021 22:08

Eduardo Bolsonaro defenderá liberdade de Daniel Silveira na Câmara(foto: Evaristo Sá/AFP)
Eduardo Bolsonaro defenderá liberdade de Daniel Silveira na Câmara (foto: Evaristo Sá/AFP)
 
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse que votará, nesta quinta-feira (18/2), pela libertação do também deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi preso por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por ter divulgado um vídeo em que defende o Ato Institucional nº5 e ataca magistrados da Corte - especialmente Edson Fachin, Gilmar Mendes e o próprio Moraes.

Nesta quarta-feira (17/2), os ministros decidiram por unanimidade manter a prisão de Silveira, afirmando que o crime era inafiançável. O parlamentar também é investigado em dois inquéritos dos quais Moraes é relator: um apura atos antidemocráticos e o outro, fake news.

A Câmara analisará no plenário a situação do parlamentar. O voto dos deputados é aberto. São necessários 257 votos para manter ou reverter a prisão.

“Dentre outros fatores, amanhã votarei pela libertação do Dep. Fed. Daniel Silveira em nome das garantias da imunidade parlamentar, liberdade de expressão, devido processo legal, ampla defesa e contraditório”, diz Eduardo Bolsonaro, em postagem no Twitter.

De acordo com a Constituição, membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. O artigo alega que os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

O próprio Alexandre Moraes já havia determinado que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deveria ser oficiado para as providências que entender cabíveis.

O ministro determinou ainda que o Youtube retire o vídeo do ar, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, e ordenou que a polícia armazene cópia do material. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)