(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONGRESSO NACIONAL

Pacheco é o oitavo representante mineiro a presidir o Senado

Parlamentar do DEM quebra tabu iniciado há 44 anos; último eleito por MG a comandar o Congresso foi Magalhães Pinto, no regime militar


01/02/2021 19:07 - atualizado 01/02/2021 19:32

Eleito em 2018, Rodrigo Pacheco é o primeiro mineiro a presidir o Senado desde a redemocratização(foto: SERGIO LIMA/AFP)
Eleito em 2018, Rodrigo Pacheco é o primeiro mineiro a presidir o Senado desde a redemocratização (foto: SERGIO LIMA/AFP)
Eleito presidente do Senado Federal nesta segunda-feira (01/02), Rodrigo Pacheco (DEM) é natural de Porto Velho (RO) e passa a ser o oitavo parlamentar eleito por Minas Gerais a comandar o Congresso Nacional. Ele quebrou um jejum de 44 anos que perdurava desde Magalhães Pinto, que presidiu a Câmara Alta do Legislativo entre 1975 e 1976.

Magalhães Pinto era filiado à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido que dava sustentação ao regime militar. Antes de Pacheco, apenas um senador por Minas Gerais havia tentado chegar à presidência do Senado desde a redemocratização do país. Trata-se de Arlindo Porto (PTB), derrotado por Jader Barbalho (MDB-PA) em 2001.

Nesta segunda, Pacheco obteve 57 votos, ante 21 de Simone Tebet (MDB-MS).

Histórico


O primeiro mineiro a assumir o comando da Câmara Alta do Congresso Nacional foi Afonso Pena, em 1902, quando a capital federal ficava no Rio de Janeiro. Ele permaneceu no posto até 1906, substituído pelo fluminense Nilo Peçanha. Entre 1910 e 1914, Wenceslau Braz presidiu o Senado.

Quatro anos depois – e até 1920 – foi a vez de Delfim Moreira. O quarto senador por Minas Gerais a dirigir os trabalhos legislativos foi Bueno da Silva, que substituiu Delfim por dois anos. Fernando de Mello Vianna assumiu a presidência em 1926, posto que ocupou até 1930, quando Getúlio Vargas, então chefe provisório do Poder Executivo, resolveu dissolver o Congresso.

Entre março e maio de 1936, a presidência coube a Waldomiro Magalhães. Depois dele, um hiato de quase 40 anos se estabeleceu, e Magalhães Pinto foi o responsável por colocar fim ao tabu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)