(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Alto escalão da Saúde ironizou vacinas em mensagens de WhatsApp

Obtidas por uma agência, as mensagens revelam que a equipe de Eduardo Pazuello priorizou métodos sem comprovação científica, como a cloroquina


27/01/2021 15:57 - atualizado 27/01/2021 16:19

De hidroxicloroquina até o negacionismo da vacinação, o registro de bate-papo interno do Ministério da Saúde no Whatsapp foi obtido pela agência Reuters nesta quarta-feira(foto: Ministério da Saúde/Divulgação)
De hidroxicloroquina até o negacionismo da vacinação, o registro de bate-papo interno do Ministério da Saúde no Whatsapp foi obtido pela agência Reuters nesta quarta-feira (foto: Ministério da Saúde/Divulgação)
De hidroxicloroquina até o negacionismo da vacinação. O registro de bate-papo interno do Ministério da Saúde no Whatsapp, contendo mensagens trocadas por funcionários da pasta, no ano passado, foi obtido pela agência Reuters nesta quarta-feira (27/01).

As mensagens revelam que a equipe de Eduardo Pazuello priorizou métodos sem comprovação científica e debochou da ciência, seguindo os passos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nas últimas semanas, o presidente precisou trocar o discurso e começar a vacinação com a Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. 

Essa não era a primeira opção de Bolsonaro e, por meio das mensagens obtidas pela agência, pode-se perceber que por trás da verdadeira estratégia do governo – a de  fabricar 100 milhões de doses da vacina da AstraZeneca localmente atráves da Fiocruz –, a pasta também nunca fez questão de ter um plano oficial de vacinação.

Entre as mensagens obtidas pela agência, está uma conversa do secretário-executivo da Saúde, o segundo posto mais importante do ministério, Elcio Franco, coronel aposentado do Exército.

Na mensagem, ele fala para seus funcionários sobre as negociações com a AstraZeneca. "Quem quer ser cobaia?", ironiza ele.

Em outras mensagens, o secretário também mostrou ter confiança na hidroxicloroquina e na cloroquina.

Franco chegou a dizer que os medicamentos haviam provocado uma queda nos óbitos causados pela COVID-19. “As taxas de mortalidade estão caindo drasticamente devido ao protocolo de tratamento de Bolsonaro”, postou ele no grupo do WhatsApp em 15 de junho. “A cloroquina está revertendo a situação.”

Outro lado


Segundo a agência, ao ser questionado sobre o conteúdo das mensagens, Franco não respondeu aos pedidos de comentários por meio do Ministério da Saúde ou de sua conta no LinkedIn. 

A Reuters também enviou uma lista detalhada de perguntas ao gabinete do presidente, que, por sua vez, direcionou as perguntas ao Ministério da Saúde. 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)