(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REFLEXO DA ELEIÇÃO

Só 48 mil mineiros justificaram ausência no 2º turno; prazo está no fim

Eleitores que não compareceram às urnas em 29 de novembro têm até quinta-feira (26/01) para apresentar justificativa


26/01/2021 15:17 - atualizado 26/01/2021 15:37

Eleição teve muitas abstenções em virtude da pandemia(foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
Eleição teve muitas abstenções em virtude da pandemia (foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
A dois dias do fim do prazo para justificar a ausência no segundo turno das eleições de 2020, apenas 13,53% dos mineiros que deixaram de ir às urnas em 29 de novembro justificaram a falta. Até agora, apenas 48.341 dos 357.300 votantes que não compareceram já regularizaram a situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os mineiros que precisam justificar a ausência têm até quinta-feira (28/01) para acessar o Sistema Justifica, do TSE, e preencher o formulário necessário para oficializar o motivo da falta.

Se a situação não for regularizada a tempo, o cidadão recebe multa e, até quitar o débito, fica impedido de ações como a confecção de passaporte, a participação em concursos públicos e a efetivação de matrícula em instituições públicas de ensino.

Eleitores mas cuja participação no processo de votação é obrigatória, ausentes em três pleitos consecutivos que não tenham justificado ou pago as multas, têm a inscrição cancelada Em Minas Gerais, no ano passado, houve segundo turno em Contagem (Região Metropolitana de BH), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Uberaba (Triângulo).

País teve quase 30% de faltas no 2° turno


Eleitores dos 18 aos 70 anos são obrigados a votar. Menores de idade — de 16 a 18 — têm a presença facultada, bem como os maiores de 70.

No segundo turno do ano passado, a abstenção atingiu 29,34%. O índice foi potencializado pela pandemia do novo coronavírus. Além do receio de contaminação que assolou boa parte dos brasileiros, autoridades recomendaram que pessoas com sinais que podem indicar a presença da doença no organismo, como febre, ficassem em casa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)