(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Ano Novo

Zema terá que trabalhar para contornar desgaste na Assembleia

O secretário Otto Levy é o principal ponto de conflito. Ele chegou a ser chamado de 'mentiroso' pelo deputado Bartô, também do Novo


02/01/2021 04:00 - atualizado 02/01/2021 09:13

Deputados manifestam divergências com governo e criticam principalmente o secretário de Planejamento, Otto Levy (foto: Luiz Santana/ALMG - 5/6/19)
Deputados manifestam divergências com governo e criticam principalmente o secretário de Planejamento, Otto Levy (foto: Luiz Santana/ALMG - 5/6/19)
Embora não tenha sido duramente criticado de forma direta, o governador Romeu Zema (Novo) precisará contornar o desgaste na relação do governo com a Assembleia.

O secretário Otto Levy é o principal ponto de conflito. Ele chegou a ser chamado de “mentiroso” pelo deputador Bartô, que também é do Novo. O presidente do Legislativo, Agostinho Patrus (PV), chamou o chefe da pasta de Planejamento de “fake news”.

No centro da polêmica, justamente, as divergências em torno dos rumos da Codemig. Em 2019, quando a antecipação dos recebíveis foi aprovada, o secretário assegurou que seria possível vendê-los na Bolsa de Valores pouco tempo após o aval dos deputados.

Uma das apostas para melhorar o diálogo com a Assembleia é o líder de governo Raul Belém (PSC). Ele assumiu o posto em julho, em meio às discussões sobre a reforma da Previdência, e participou ativamente dos debates que aprimoraram o texto original. A liderança estava vaga desde março, quando Luiz Humberto Carneiro (PSDB) deixou o posto.

A saída ocorreu em meio às polêmicas por conta do projeto de reajuste do salário das forças de segurança. O então secretário de governo, Bilac Pinto, pediu demissão. A crise culminou nas chegadas de Igor Eto e Mateus Simões ao secretariado, ainda no terceiro mês do ano. Eles reforçaram a interlocução junto ao Legislativo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)