(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Prefeitos e vices eleitos vão para escola aprender a governar

Eleitos vão participar de curso de administração pública no início do mandato. Pelo menos 179 titulares e vices estão inscritos


01/01/2021 04:00 - atualizado 01/01/2021 07:16

Nas eleições deste ano, a população dos municípios mineiros escolheu seus representantes pelos próximos 4 anos. Alguns vão ocupar a cadeira de prefeito pela primeira vez, já outros são velhos conhecidos dos eleitores de suas cidades.

Pensando em ajudar os iniciantes, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) vai ministrar um curso para capacitar os novos prefeitos eleitos em 2020.

O curso vai funcionar como uma espécie de guia de sobrevivência para o início da gestão. A ideia é dar ferramentas para que eles, que em sua maioria nunca exerceram um mandato executivo, administrem de forma eficiente seus municípios.

“É um programa inédito. A Enap já tinha oferecido alguns outros programas para gestores municipais, mas o Programa Liderando Novos Prefeitos é a primeira vez”, explica o presidente da Enap, Diogo Costa.

De acordo com ele, a ideia surgiu porque não existe uma formação sobre como governar, principalmente municípios, “que é onde a política pública, o serviço social, acontece na ponta. Temos faculdades que ensinam a fazer uma cirurgia e vídeos na internet que ensinam a fazer nó de gravata, mas governar parece ser uma coisa que falta conteúdo a respeito. Somos uma escola do governo que ensina administração pública e vimos que existia essa lacuna, principalmente quando falamos de novos prefeitos”.

Segundo o presidente da Enap, a iniciativa busca dar uma preparação estratégica para os quatro anos de mandato dos novos representantes municipais.

“Escolhemos áreas que consideramos estratégicas: gestão pública, planejamento e inovação. E, a partir desse curso, queremos dar a eles as ferramentas para que consigam gerir os municípios da forma mais ágil e eficiente possível, principalmente neste momento de pandemia”, acrescenta.

Para ele, apesar de não haver restrições para prefeitos que já ocuparam cargos públicos, Costa ressalta que o curso é mais voltado para aqueles que estão enfrentando esse desafio pela primeira vez.

“Até para que a gente consiga evitar os erros mais comuns no início de mandato”. Até o momento, 179 prefeitos e vice-prefeitos já se inscreveram no curso que é gratuito. Minas Gerais e São Paulo têm, até o momento, o maior número de inscritos, 15 cada, seguidos por Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, com 13 inscrições.

Primeiro mandato


Uma das inscritas é a prefeita eleita de Desterro do Melo, município localizado no Campo das Vertentes, Mayara Garcia Lopes da Silva Tafuri (PTB). Ela conta que ficou sabendo do curso por meio de uma amiga.

“Um conhecido dela viu na internet e ela acabou me mandando. Achei a iniciativa interessante, já que é minha primeira vez exercendo um cargo público. Nunca fui candidata a vereadora, nem prefeita, nunca participei de qualquer pleito eleitoral. De repente, surgiu a oportunidade e, eleita, achei que era interessante e poderia agregar muito”, diz.

Mayara explica que para ela este é um universo novo. Gestão pública, planejamento, desenvolvimento sustentável, inovação são coisas que a prefeita eleita busca aplicar nos quatro anos que terá para governar a cidade. Porém, apesar de ser seu primeiro mandato, ela conta que tem uma ligação próxima com a vida política.

“A minha ligação com a política é muito próxima desde cedo porque meu pai foi vice-prefeito da cidade por quatro mandatos. Nunca tinha participado diretamente, mas sempre estive muito envolvida no meio político”.

Com 31 anos, Mayara atuou como advogada em seu escritório por oito anos e, depois de estruturar sua vida decidiu concorrer a um cargo público.

“Concorrendo ao cargo de prefeita da cidade vejo a necessidade de me inteirar mais das questões públicas. Então acredito que toda capacitação é muito válida. Aliado ao conhecimento que eu tenho da questão privada, posso também me inteirar mais do conhecimento da vida pública e isso pode agregar de maneira positiva para a cidade. Esse curso pode trazer uma bagagem e um pouco mais de visão para a minha gestão”, afirma. “Encontrar com outros prefeitos de todo o país pode ser muito positivo pela troca de experiências, já que nosso país é muito extenso, com muitas regiões de realidades diferentes”, finaliza.

Aprender a gerenciar Maurício Almeida do Nascimento (PP), prefeito eleito de Januária, na Região Norte do estado, também está em seu primeiro mandato e decidiu se inscrever no curso. Ele conta que recebeu um e-mail informando sobre o programa de capacitação.

“Acredito que é uma oportunidade para nós, novos gestores municipais, para lidarmos com o desafio de administrar uma cidade. Januária tem hoje mais de 67 mil habitantes e temos muitos desafios, principalmente nas áreas da saúde e infraestrutura urbana. Essa é uma oportunidade ímpar para estarmos dialogando, interagindo, trocando experiência com pessoas especializadas na parte de gestão”, diz.

Maurício tem 35 anos, mora em Brasília e é formado em Administração, com especialização em gestão pública. Além disso, trabalhou em cargo comissionado no Congresso Nacional por 18 anos. Mas agora quer fazer com que sua cidade natal prospere.

“Temos importantes belezas naturais, como o Parque do Peruaçu, Rio São Francisco, uma praia magnífica, folclore e cultura. Porém, não temos capacidade ainda para desenvolver essas belezas e gerar renda para nossa população”.

O prefeito eleito nunca concorreu a nenhum cargo público e conta que decidiu se candidatar por vivenciar as dificuldades que a população enfrenta.

“O que me levou a colocar meu nome em apreciação foi a questão da saúde. Quero diminuir os custos, colocar a casa em dia para podermos investir na saúde das pessoas. Acho uma área primordial para todos”. Para ele, o programa de capacitação vai contribuir tanto para os novos prefeitos quanto para os que foram reeleitos.

“Nós devemos aprender a gerenciar os riscos, melhorar a parte de gestão em saúde, infraestrutura, desenvolvimento sustentável. Temos hoje, em Januária, uma área muito importante de Apa (Área de proteção ambiental), um cinturão verde muito grande”.

E continua, “somos o quarto maior município do estado, mas somos um dos mais pobres também. Então, precisamos transformar toda essa riqueza em prosperidade. E acredito que o curso vai ajudar bastante a fazer com que nosso município saia dessa situação que enfrentamos”.

* Estagiária sob supervisão do subeditor Marcílio de Moraes

Perfil dos inscritos

Até 22 de dezembro foram recebidas 179 inscrições, sendo 155 de prefeitos e 24 de vice-prefeitos. Desse total, de 179, 146 são homens e 33 são mulheres.

Até o momento, o Nordeste lidera o número de inscritos: Alagoas (10), Bahia (7), Ceará (6), Maranhão (4), Paraíba (7), Pernambuco (6), Piauí (7), Rio Grande do Norte (13) e Sergipe (6).

Em seguida, vem o Sudeste com 38 inscrições. Depois a região Norte, com 28 pessoas, Sul com 27 e Centro-Oeste com 20. Há três prefeitos de capitais inscritos no curso, Cícero Lucena (PP), de João Pessoa (PB), João Henrique Caldas (PSB), de Maceió (AL) e Arthur Henrique (MDB), de Boa Vista (RR).

SERVIÇO
Promoção: Enap
Inscrição: Até 4 de janeiro
Site para inscrição: 
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/
curso/1106/
Valor: gratuito
Duração: De 21 de janeiro a 14 de maio 
de 2021
Vagas: 500
Turmas: 10 alunos por turma.
 
 

Guia de sobrevivência para novatos nas urnas


Com metodologia aplicada às realidades locais, o Programa Liderando Novos Prefeitos é uma espécie de guia de sobrevivência para novos prefeitos.

"Pegamos a experiência de gestores municipais que já passaram por esse desafio e montamos esse programa com esse input, de ex-secretários de estados e municípios, servidores do governo federal com experiência em municípios. Ele foi montado para identificar as áreas prioritárias e mais vulneráveis que os novos mandatários terão”, explica Costa.

Serão 40 horas de capacitação em 4 módulos (virtuais ou remotos) tratando sobre Políticas Públicas; Gestão Governamental; Probidade Administrativa e Mobilização de Recursos; Cidade para Pessoas. Outros 2 serão presenciais, em Brasília, e vão abordar Desenvolvimento Urbano Sustentável e Aspectos de Liderança e Gestão Inovadora e Transformação Digital.

Os prefeitos terão acesso a um material com curadoria da Enap. Ao longo do curso, serão produzidos três estudos especiais em temáticas escolhidas pelos participantes, com dados, evidências e comparativos internacionais que servirão de insumo para a tomada de decisão das lideranças.

Além disso, os novos prefeitos terão acesso a um conteúdo selecionado, oferecido pelas instituições parceiras.

O programa também atuará na aproximação de gestores locais com o governo federal e parceiros. Serão formadas redes e conexões entre novos prefeitos, atores do governo federal, entidades do terceiro setor, organizações do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.

“Achamos que a criação de rede é fundamental. Muita coisa que aprendemos é pelo compartilhamento de experiências. É muito comum que novos mandatários, quando precisam descobrir como fazer, olhem experiências de outros municípios. No Brasil, o que temos de experiências interessantes, mas que às vezes ficam muito escondidas, é muito grande.
 

“Alunos” de Minas 


Veja a seguir a lista dos prefeitos mineiros inscritos no curso da Enap

Cidade Prefeito

Unaí José Gomes Branquinho (PSDB)

Januária Maurício Almeida do Nascimento (PP)

Ituiutaba Leandra Guedes Ferreira (Avante)

Carmo do Rio Claro Filipe Cardoso Carielo (PSD)

Conceição do Pará José Cassimiro Rodrigues MDB)

Salinas Joaquim Neres Xavier Dias (PDT) e Raimundo Benoni Franco (Cidadania) (vice)

Desterro do Melo Mayara Garcia Lopes da Silva Tafuri (PTB)

Riachinho Neizon Rezende da Silva (Podemos)

Arinos Marcílio Álisson Fonseca de Almeida (Podemos)

Vazante Jacques Soares Guimarães (PSD)

Guapé Nelson Alves Lara (PCdo B), prefeito de Guapé

Cristália Jairo de Matos Borges Júnior (PDT)

Naque Fernando da Costa Silva (Avante)

Curvelo Luiz Paulo Glória Guimarães (PP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)