(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES NORTE-AMERICANAS

Bolsonaro reconhece Joe Biden como presidente eleito dos EUA

Presidente brasileiro se recusava a admitir a vitória do democrata e a derrota de seu aliado político Donald Trump


15/12/2020 17:41 - atualizado 15/12/2020 17:59

Jair Bolsonaro (sem partido), presidente brasileiro(foto: Planalto/Reprodução)
Jair Bolsonaro (sem partido), presidente brasileiro (foto: Planalto/Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cedeu nesta terça-feira (15/12) e parabenizou o democrata Joe Biden por sua vitória nas eleições norte-americanas. A declaração foi feita pelas redes sociais e seguiu os comprimentos recentes do presidente méxicano, Andrés Manuel Lópes Obrador, e o presidente russo, Vladimir Putin.
 
 
 
"Saudações ao presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo 'a terra dos livres e o lar dos corajosos'", escreveu o presidente brasileiro.

Mais cedo, o presidente tinha afirmado em entrevista ao programa “Brasil Urgente”, da Band, que iria reconhecer a vitória do democrata.

Segundo o presidente, ele já havia pedido ao ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, que enviasse uma manifestação oficial do governo brasileiro reconhecendo a vitória.

"Já que os delegados reconheceram que ele (Biden) foi eleito, não vou mais discutir se houve ou não uma eleição tranquila lá. Não me cabe falar mais nada. Esperei o reconhecimento (do Colégio Eleitoral) e nós aqui já fizemos um comunicado agora há pouco ao presidente Joe Biden", explicou.


Vitória de Biden é confirmada

O Colégio Eleitoral dos EUA confirmou na segunda-feira (14/12) a vitória de Joe Biden. A etapa é mais uma das formalidades entre a votação de novembro e a posse do democrata como novo presidente, prevista para 20 de janeiro.

Ao todo, Biden conquistou 306 delegados no Colégio Eleitoral, contra 232 de Trump. Em números absolutos, o democrata recebeu 81,3 milhões de votos, contra 74,3 milhões do republicano.
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)