(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONSTRANGIMENTO NO PLANALTO

Secretária surda é barrada em celebração do Dia da Pessoa com Deficiência

Priscila Gaspar acabou se atrasando para o evento em meio às tentativas de provar que realmente havia sido convidada para discursar na solenidade


03/12/2020 20:06

Secretária Priscila Gaspar ao lado da ministra Damares Alves(foto: Reprodução/Redes Sociais)
Secretária Priscila Gaspar ao lado da ministra Damares Alves (foto: Reprodução/Redes Sociais)
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, passou por uma situação constrangedora nesta quinta-feira (3/12). Ao chegar ao Palácio do Planalto para discursar na solenidade de comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje, e do Dia do Voluntário, celebrado neste sábado (5), ela alegou ter sido barrada na entrada do prédio. Gaspar, que possui deficiência auditiva, atrasou para o evento em meio às tentativas de provar que realmente havia sido convidada para a solenidade. Ao enfim chegar ao púlpito, contou o ocorrido.

"Sabemos que ainda temos muitas barreiras, muitos impedimentos. De vez em quando, temos algum problema. Eu, infelizmente, atrasei porque tive um probleminha ao entrar. Ainda que eu dissesse que estava vindo para o nosso evento, no Dia da Pessoa com Deficiência, apresentando meu crachá, não acreditaram que eu estava neste evento. Pediram para eu dar uma volta, para conseguir ter acesso. E dei a volta e também não foi liberada a minha acessibilidade, a minha entrada".

"Mesmo eu dizendo que era secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Então, eu precisei dizer que eu, ainda sendo uma pessoa surda, não sou diferente de ninguém e isso me mostrou que nós precisamos ainda lutar bastante, todos os dias das nossas vidas", desabafou.

A secretária pediu ainda que o governo federal investisse em cursos de empatia sobre a pessoa deficiente. "Precisamos ter empatia, ter conhecimento da nossa causa e o governo federal é o primeiro que tem mostrado e se preocupado com nossa causa. Peço para que os senhores, autoridades do governo federal para que possam ofertar possibilidades e, quem sabe, uma oficina em relação à empatia sobre as pessoas com deficiência. Temos vários servidores que têm deficiência, mas muitas pessoa não entendem o que passamos diariamente pois se sentem constrangidas de dizer o que necessitam", concluiu.

O Correio questionou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) responsável pelo controle de acessos. Em nota, o gabinete alegou que por "desconhecer as instalações do Palácio, a Secretária tentou acessar a cerimônia pelo Anexo, sendo orientada a se deslocar para o estacionamento Oeste, ao lado. Em seguida, como o local já estava lotado, recebeu nova orientação para se dirigir a outro estacionamento com vagas disponíveis".

Ainda segundo o GSI, "os servidores atuaram corretamente de modo que a Secretária chegasse ao evento com a maior brevidade possível".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)