(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Mourão lamenta morte de João Alberto, mas diz que 'não existe racismo no Brasil'

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado por seguranças brancos em uma loja do Carrefour, em Porto Alegre


20/11/2020 14:59 - atualizado 20/11/2020 15:36

Vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB)(foto: Agência Brasil)
Vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) (foto: Agência Brasil)
O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, que não existe racismo no Brasil. A declaração foi dada um dia depois do assassinato de João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, espancado e morto por seguranças brancos em um Carrefour, em Porto Alegre. 

“Para mim, no Brasil não existe racismo, isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui”, disse o vice-presidente. “Lamentável, né?Lamentável isso aí, isso é lamentável. A princípio, é segurança totalmente despreparada para atividade que ele tem que fazer", afirmou.

Mourão ainda contou que viu muito racismo quando era adolescente e morou nos Estados Unidos, no final da década de 60. Segundo ele, no Brasil existe é “desigualdade”.

“Eu digo para vocês o seguinte, racismo tem lá. Eu morei dois anos nos EUA, na minha escola que eu morei lá, o pessoal de cor andava separado, que eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil. Saí do Brasil, fui morar lá, era adolescente e fiquei impressionado com isso aí. Isso no final da década 60”, explicou.

O vice-presidente ainda disse que nos Estados Unidos, os negros precisavam sentar atrás no ônibus. “Isso é racismo, aqui não existe isso. Aqui você pode pegar e dizer é o seguinte: existe desigualdade. Isso é uma coisa que existe no nosso país”, acrescentou.

*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)