(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CENTRO-OESTE

Eleições 2020: Gleidson Azevedo é eleito prefeito de Divinópolis

Camarâ terá quase 53% de renovação; Vereadora mais votada da história de Divinópolis é mulher


15/11/2020 23:53 - atualizado 16/11/2020 00:58

Gleidson é irmão gêmeo do deputado estadual Cleition Azevedo(foto: Divulgação/Assessoria Gleidson)
Gleidson é irmão gêmeo do deputado estadual Cleition Azevedo (foto: Divulgação/Assessoria Gleidson)
Gleidson Azevedo (PSC) foi eleito prefeito de Divinópolis, cidade polo da região Centro-Oeste de Minas Gerais, com 34,30% dos votos. Em uma disputa que prometia ser acirrada, ele desbancou o ex-deputado federal Fabiano Tolentino (Cidadania), que teve 26,14%. A terceira colocada, Laiz (Solidariedade), teve 19,14% da preferência dos eleitores.

 

Marquinho Clementino (Republicanos) aparece na sequência com 5,26% dos votos, Sargento Elton (Patriota) com 4,88%, Galileu Machado (MDB), com 4,16%, Will Bueno (PP), com 2,88%, Professora Maria Helena (PT) com 2,42% e Iris Moreira com 0,82.

Dos 164 mil eleitores aptos a votarem, 126,7 mil foram às urnas. Os votos brancos e nulos somaram 11,27%.

 

Irmão gêmeo do deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania), Gleidson se elegeu com 38.566 mil votos ao lado da vereadora Janete Aparecida (PSC), que a partir do próximo ano assume o cargo de vice. Em entrevista a uma emissora de TV local, ele agradeceu o empenho do irmão na campanha e disse que governará principalmente para os pobres. “Quero sentir a dor do próximo”, declarou.

 

Como prioridade, ele falou em “choque de gestão”, com redução do custo da máquina pública, a começar com cortes de comissionados. E se comprometeu formar uma equipe estritamente técnica e a rever os contratos da Copasa – responsável pela água e esgoto, e do consórcio TransOeste – responsável pela concessão do transporte público.

 

Gleidson também alfinetou os adversários e disse que teria muito mais votos se não fossem as “fake news”. Dando o tom do governo, falou em união para a viabilidade da governança ao mesmo tempo em que mandou recado para os vereadores eleitos, dizendo que não negociará cargos.

 

Mais votada da história

Lohanna França (Cidadania) se tornou a vereador mais votada da história de Divinópolis, com 5.462 votos. Até então a marca era de Fabiano Tolentino, que obteve 5.155. Lohanna assumirá a cadeira ao lado de outra representante feminina. Pela primeira vez, a cidade terá duas mulheres em uma mesma Legislatura. Ana Paula do Quintino (PSC) foi eleita com 957 votos.

 

A renovação da Câmara Municipal será de 52,3%. Das 17 cadeiras, nove serão ocupadas por quem foi eleito pela primeira vez para um mandato eletivo. Entre eles está Eduardo Azevedo (PSC), irmão do prefeito eleito e do deputado estadual Cleitinho. Também integram a lista: Zé Braz (PV), Wesley Jarbas (Republicanos), Israel da Farmácia (PDT), Flávio Marra (Patriota), Ney Burguer (PSB) e (PSC) e Diego Espino Foods (PSL), além das duas mulheres já citadas.

 

Seis parlamentares foram reeleitos. São eles: Josafa (Cidadania), Roger Viegas (Republicanos), Ademir (MDB), Eduardo Print Jr. (PSDB), Kaboja (PSD) e Edsom Sousa (Cidadania). Dois retornam após serem derrotados no pleito de 2016: Hilton de Aguiar (MDB) e Rodyson do Zé Milton (PV).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)