(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Cidade menos populosa do Brasil reelege prefeito para quinto mandato

Em Serra da Saudade, Centro-Oeste de Minas, candidato do PP foi eleito com 88 votos a mais que o total oficial de habitantes


15/11/2020 22:28 - atualizado 16/11/2020 00:11

Alaor será prefeito de Serra da Saudade pela quinta vez(foto: Beto Novaes/EM/D. A. Press)
Alaor será prefeito de Serra da Saudade pela quinta vez (foto: Beto Novaes/EM/D. A. Press)

Com alta taxa de comparecimento, a cidade com menor número de habitantes do Brasil, Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas Gerais, reelegeu Alaor Machado (PP) com 864 votos, representando 89,72% dos apurados. O número supera a quantidade de 776 moradores, conforme a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Ao todo, 993 eleitores foram às urnas neste domingo (15). Três votaram em branco, 27 em nulo. O segundo colocado, Derli Donizete (Avante) conquistou 10,28% dos votos, ou seja, 99, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

Pecuarista, Alaor Machado segue para o quinto mandato como prefeito. Desta vez ele terá como vice Anderson Ricardo Gomes (PP), conhecido como Ricardinho. Miguel Ribeiro (PP), atual vice-prefeito, decidiu ficar fora da chapa para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Um sonho antigo, segundo moradores. Ele foi eleito com 116 votos.

 

O candidato reeleito passou mal durante as comemorações. De acordo com a assessoria, devido a fatores emocionais e ao calor, a pressão de Alaor subiu. Ele foi para a casa, onde foi medicado e segue em repouso.

 

Acostumados com pleitos mais acirrados, o resultado deste ano chamou a atenção. Em 2016, Alaor e Derli também disputaram voto a voto o comando do município. Na época, o atual prefeito venceu com 113 votos de diferença. Quatro anos depois, esse número subiu para 787.

 

Vereadores

No município, 55,55% dos vereadores foram reeleitos. Sirlei (PSDB), Geraldo Batata (PP), Ge (PP), Branco (PSDB) e Renatino (PP) permanecerão na Câmara pelos próximos quatro anos. Além do atual vice-prefeito, vão ocupar uma cadeira Tiago Alves (PSDB), Ivan Victor (PSDB) e João Padim (PP). 

 

Todos os 17 candidatos ao Legislativo integram a coligação do prefeito reeleito. Isso deverá representar 100% do apoio na Câmara Municipal, já que todos os leitos compõem a base.


Menos populoso

Serra da Saudade é o munícipio menos populoso do Brasil e soma 1.057 eleitores aptos a votar, 281 a mais que o número de habitantes. Ela é um dos 493 municípios brasileiros onde o mesmo cenário se repete. Só em Minas Gerais há 118 cidades em que o eleitorado supera a população.

 

No último pleito para presidente, Serra da Saudade tinha 941 eleitores aptos a votar, ou seja, crescimento de 12,3% nos últimos dois anos. Já em 2016, quando os eleitores foram às urnas escolher prefeito e vereadores, havia 959 eleitores, segundo dados do TRE. 

 

*Amanda Quintiliano especial para o EM

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)