(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Recurso é acolhido e Leandra Guedes poderá concorrer à Prefeitura de Ituiutaba

Decisão levou em consideração jurisprudência do TSE e foi ordenada reforma da sentença inicial


02/11/2020 16:05 - atualizado 02/11/2020 16:44

TRE afirmou que Leandra não precisaria se desincompatibilizar(foto: Reprodução/Coligação Por Amor a Ituiutaba)
TRE afirmou que Leandra não precisaria se desincompatibilizar (foto: Reprodução/Coligação Por Amor a Ituiutaba)
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais acatou o recurso da coligação Por Amor a Ituiutaba e deferiu a candidatura de Leandra Guedes (Avante) para a prefeitura de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Na decisão, a questão da candidata seguir como assessora na Câmara Federal foi vista como não problemática para o pleito municipal.

A decisão do juiz relator Itelmar Raydan Evangelista levou em consideração jurisprudência no sentido de “não haver necessidade de desincompatibilização de servidor que exerce a função em outra localidade como é o caso da recorrente que labora em Brasília como assessora parlamentar de Deputado Federal. Dessa forma, foi ordenada a reforma da sentença inicial e deferimento do registro de candidatura de Leandra Guedes.



O “Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já firmou entendimento no sentido de não ser exigível a desincompatibilização quando o candidato exercer sua função em circunscrição diversa daquela em que pretende concorrer às eleições”, afirmou na decisão Itelmar Evangelista.

De início a candidatura havia sido rejeitada porque em denúncia feita à Justiça Eleitoral, Leandra não havia se desincompatibilizado do cargo público de assessora parlamentar, chegando a visitar entidades, entregando verbas parlamentares em nome do deputado federal André Janones (Avante).

Em nota, a assessoria da candidata informou que o “Ministério Público Eleitoral e Procuradoria Regional Eleitoral também já haviam se manifestado a favor da candidata, explicando através de ofício não haver qualquer irregularidade na sua candidatura” e que a coligação espera que esta seja um decisão respeitada por parte de todos os concorrentes à prefeitura de Ituiutaba.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)