(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Candidato a prefeito de BH, Nilmário critica atual composição da Câmara Municipal: 'Pior pós-ditadura'

Concorrente pelo PT atacou a aprovação do Escola sem Partido pelo Legislativo Municipal


28/10/2020 06:00 - atualizado 27/10/2020 22:58

Nilmário Miranda, candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Nilmário Miranda, candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

Nilmário Miranda, candidato à prefeitura de Belo Horizonte pelo PT nas Eleições 2020, criticou a atual composição da Câmara Municipal da capital, a qual classificou como “a pior pós-ditadura”. Os principais motivos de críticas feitas pelo petista aos vereadores durante entrevista ao Estado de Minas (clique aqui para ler a íntegra), foram o extremismo religioso, exemplificado pela aprovação do projeto Escola Sem Partido, e os ataques à democracia.

“Vamos chegar a um bom resultado e esperamos também que os partidos de esquerda elejam. Porque essa é a pior Câmara pós-ditadura que já tivemos. Aprovou ‘Escola sem Partido’, uma coisa já condenada pelo Supremo Tribunal Federal, inconstitucional. Estimula o preconceito religioso e de gênero, proíbe discutir a diversidade que caracteriza o Brasil. Um Estado multiétnico, multirracial e multicultural. Que Câmara é essa?”, questionou Nilmário.

Ele completou: “Esperamos que as bancadas progressistas sejam fortes. E que se tem que ter direitos, que sejam direitos civilizados. Não que defendam a barbárie, neofascista, contra a democracia, contra o estado laico. Que eleja um centro também. Sempre foi assim. Sempre houve em BH 30% que era contra o PT. Nos 40 anos de existência do PT aqui. Nós elegemos quatro prefeitos. Não nos impediu. E fizeram ótimos governos para a cidade a cidade, governavam a Câmara bem, não perseguia ninguém. Uma convivência saudável, pacífica. Disputa ideológica, mas não desmoralização de pessoas, ataques pessoais, campanhas de ódio. Isso não é Belo Horizonte”.

Para Nilmário, as últimas eleições trouxeram o ‘neofascismo’ para a Belo Horizonte e outras cidades do Brasil, posicionamento que deve ser extinto.

“Há 129 anos atrás, nós aprovamos o Estado laico, em que cada um pode escolher a religião que quiser ou nenhuma religião. Isso é fundamental para a democracia. Fazer uma escola sem partido é romper com o estado laico, com a tradição democrática, a melhor tradição do país. A única coisa é derrotar isso, esquecer que isso existiu. Foi um pesadelo. A eleição de 2016 nos legou isso. A de 2018 trouxe quase o neofascismo. Nós vivemos o integralismo na década de 1930, que era um pouco isso, mas não era tão agressivo. Não falava em armas, morte. Nunca teve um presidente que é contra vacinar as pessoas”, criticou o candidato.

Escola sem Partido

programa Escola sem Partido proíbe professores da rede municipal de ensino de abordarem opiniões e visões políticas em sala de aula. Entre os objetivos da proposta, está o que é chamado de “neutralidade política, ideológica e religiosa”. Há, também, o impedimento da instituição de ensino em abordar questões sobre a orientação sexual. Belo Horizonte foi a primeira capital a aprovar um projeto de lei com essa temática, ainda que apenas em primeiro turno.

O PL foi assinado por 21 parlamentares. No primeiro turno em plenário, 25 vereadores votaram favoravelmente à matéria. Foram oito manifestações contrárias, além de cinco ausências. A análise ocorreu em outubro do ano passado, em reunião tensa.

Em agosto deste ano, o STF considerou inconstitucional uma lei estadual de Alagoas semelhante ao projeto Escola sem Partido.
 

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.


Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.

Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)