(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEM NÚMEROS

Gráfico 'fake' usado pelo governo para apresentar eficácia de vermífugo contra COVID-19 viraliza nas redes

De acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, o gráfico, comprado na internet, era 'meramente ilustrativo'


20/10/2020 14:32 - atualizado 20/10/2020 16:46

Governo usa gráfico genérico em apresentação de estudo sobre vermífugo contra a COVID-19(foto: Governo Federal/Reprodução Shutterstock/Reprodução)
Governo usa gráfico genérico em apresentação de estudo sobre vermífugo contra a COVID-19 (foto: Governo Federal/Reprodução Shutterstock/Reprodução)
A apresentação pelo governo federal de um gráfico retirado de um banco de imagens para divulgar os “resultados” de um dos estudos clínicos sobre o uso do vermífugo nitazoxanida no combate à COVID-19 virou motivo de brincadeira nas redes sociais. 

A apresentação foi feita na última segunda-feira (19) em uma cerimônia no Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a primeira dama, Michelle Bolsonaro e alguns ministros estavam presentes.

De acordo com o governo, o testes mostram a eficácia do vermífugo que teria sido capaz reduzir a carga viral em pacientes na fase inicial da COVID-19. 

Sem dados, números e pesquisa que comprovem a eficácia do medicamento, o nitazoxanida foi exibido como algo positivo na luta contra o novo coronavírus. Durante um vídeo exibido na cerimônia, a imagem do gráfico aparece de forma genérica junto com a frase “Nitazoxanida é eficaz!”. 
 

 
O gráfico foi retirado do banco de imagens Shutterstock e está disponível para compra pelo valor de US$ 179. 

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, é o responsável pelo acompanhamento dos estudos desde o início da pandemia. Nenhuma pesquisa foi apresentada.  

"Meramente ilustrativo"

 
No Twitter, depois do evento, Pontes disse que "obviamente, como facilmente deduzido pelos eixos e pela fala da pesquisadora responsável, o gráfico da apresentação de hoje era meramente ilustrativo".



"Enquanto isso, se contrairem COVID, lembrem-se da conclusão dos estudos apresentada hoje. Isso é o importante", escreveu o ministro.

Repercussão

O vídeo teve grande repercussão nas redes sociais. Veja alguns comentários:
 
 
 
 

 
*Estagiária sob supervisão 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)