(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Treze deputados mineiros concorrem nas eleições municipais de 2020

Nove deputados estaduais e quatro federais abdicariam do cargo para um cargo no Executivo


28/09/2020 13:20 - atualizado 28/09/2020 13:42

BH concentra o número de parlamentares na corrida eleitoral(foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados; Clarissa Barçante/Assembleia Legislativa de Minas Gerais)
BH concentra o número de parlamentares na corrida eleitoral (foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados; Clarissa Barçante/Assembleia Legislativa de Minas Gerais)
Com o fim do prazo para registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no último sábado (26), a população conheceu oficialmente os postulantes aos cargos de prefeito e vereador de cada cidade nas eleições municipais deste ano. Em Minas Gerais, 13 candidatos estão em mandato como deputado federal ou estadual e abdicariam da função para assumir o cargo máximo no Executivo.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nove deputados estaduais estão na corrida eleitoral para as devidas prefeituras. Três estão em Belo Horizonte, dois em Contagem e um em Juiz de Fora, Montes Claros, Sete Lagoas e Uberaba.

O número, contudo, apresenta queda em relação às últimas eleições municipais, em 2016. Naquele ano, 11 parlamentares saíram como candidato ao Executivo. Desses, somente três saíram vitoriosos e deixaram a ALMG.

Já na Câmara dos Deputados, quatro deputados federais sairão como candidatos: Dois tentarão chegar à Prefeitura de Belo Horizonte, enquanto um tenterá em Governador Valadares e outra em Juiz de Fora.

Assim como na ALMG, também há diminuição de um pleito para outro em relação a Minas Gerais. Em 2016, oito congressistas disputaram as eleições para o Executivo municipal, e somente um se elegeu.

As eleições municipais deste ano ocorrerão em 15 de novembro (primeiro turno) e no dia 29 do mesmo mês, caso seja necessário segundo turno. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o pleito foi adiado, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) previa o primeiro turno para 4 de outubro e o segundo para 25 do mesmo mês.
 
Veja, abaixo, os "candidatos deptuados" de Minas Gerais:

Deputados estaduais

Bruno Engler (PRTB) - Belo Horizonte
João Vítor Xavier (Cidadania) - Belo Horizonte
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) - Belo Horizonte
Marília (PT) - Contagem
Professor Irineu (PSL) - Contagem
Delegada Sheila (PSL) - Juiz de Fora
Leninha (PT) - Montes Claros
Douglas Melo (MDB) - Sete Lagoas
Delegado Heli Grilo (PSL) - Uberaba

Deputados federais

Áurea Carolina (Psol) - Belo Horizonte
Lafayette Andrada (Republicanos) - Belo Horizonte
Leonardo Monteiro (PT) - Governador Valadares
Margarida Salomão (PT) - Juiz de Fora


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)