(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Republicanos confirma Lafayette Andrada como pré-candidato à Prefeitura de BH

Deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) era o nome mais esperado para a disputa


postado em 07/07/2020 10:40 / atualizado em 09/07/2020 10:12

Lafayette Andrada está no primeiro mandato como deputado federal(foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Lafayette Andrada está no primeiro mandato como deputado federal (foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Matéria atualizada às 10h11 de 09/07/2020
 
O Republicanos definiu o pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano. Trata-se do deputado federal Lafayette Andrada. A escolha do deputado estadual Mauro Tramonte na disputa do pleito de 2020 pelo partido era a mais esperada, mas não aconteceu.

 
Na confirmação, Lafayette Andrada fez referência ao atual chefe do Executivo da capital mineira. Ele disse que “BH pode mais e merece um gestor preparado e comprometido com resultados efetivos para todos os belo-horizontinos”.

No primeiro mandato na Assembleia e eleito com o maior número de votos para um deputado estadual mineiro na história, Tramonte desejou sorte ao colega. O parlamentar, que recebeu 516.390 votos nas eleições de 2018, disse que cumprirá o contrato com a Record TV, onde trabalha como jornalista, e o tempo de Legislativo.

“Fiquei sabendo da decisão do partido anteontem (domingo) mesmo. Eu não tinha pretensão de ser prefeito agora, apesar das pesquisas. Quero cumprir minha promessa quando candidato a deputado, de cumprir o contrato com a TV até 2022. Foi uma das promessas que fiz, não queria sair e voltar. Desejo tudo de bom ao Lafayette”, disse Tramonte, ao Estado de Minas.

Atual deputado federal, Lafayette Andrada, de 53 anos, foi deputado estadual de 2007 a 2018. O advogado e professor de Ciências Políticas também foi vereador de BH entre 1993 a 1997 e 2001 a 2005. O pleito deste ano acontecerá em 15 de novembro (primeiro turno) e 29 do mesmo mês.
 
Até o momento, já disseram estar na disputa em BH o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD), a deputada federal Áurea Carolina (Psol-MG), os deputados estaduais João Vítor Xavier (Cidadania) e Wendel Mesquita (Solidariedade), a secretária-adjunta de Estado de Planejamento e Gestão Luísa Barreto (PSDB), o deputados federal André Janones (Avante-MG), o empresário Rodrigo Paiva (Novo) e os ex-deputados federais Nilmário Miranda (PT) e Wadson Ribeiro (PCdoB). Outros nomes figuram como possibilidades, mas ainda não sinalizaram de forma definitiva, como Bruno Engler (PSL), outro parlamentar da Assembleia Legislativa. 
 
Uma data considerada limite para essas definições é 16 de setembro, quando se encerram as convenções destinadas à escolha das coligações e dos candidatos da chapa. Dez dias depois, encerra-se o prazo para legendas e coligações apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro dos candidatos. 

Posição do Republicanos 

O Republicanos entrou em contato com a reportagem e confirmou que Mauro Tramonte optou por não disputar as eleições deste ano. Segundo nota assinada pelo deputado federal Gilberto Abramo, presidente estadual do partido, a ideia é que Mauro concorra ao Governo de Minas em 2022.

"Se o deputado estadual Mauro Tramonte optasse por disputar a eleição majoritária em Belo Horizonte, contaria com o total apoio do Republicanos. Ele decidiu não disputar porque entendeu que o momento não seria oportuno. O presidente Gilberto Abramo entende que o nome do Deputado Mauro Tramonte será viabilizado para a disputa do governo do Estado, devido à sua representatividade e à confiança de seus mais de 500 mil eleitores", diz o comunicado da legenda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)