(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOMEAÇÃO POLÊMICA

Carlos Decotelli deve anunciar demissão do Ministério da Educação nesta terça

Após FGV negar que Decotelli tenha sido professor da instituição, ministro foi pressionado a pedir demissão do MEC


postado em 30/06/2020 15:05

Carlos Decotelli (dir) foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (esq), mas ainda não tomou posse(foto: Marcos Correa/Planalto)
Carlos Decotelli (dir) foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (esq), mas ainda não tomou posse (foto: Marcos Correa/Planalto)
As revelações que apontam inconsistências no currículo do recém-nomeado ministro da Educação, Carlos Decotelli, não param de pipocar. A última, quando a Fundação Getúlio Vargas (FGV) negou que ele teria sido professor da instituição, pode ter marcado o fim da permanência do economista no comando da pasta.

Após mais essa polêmica, a pressão interna no governo federal foi que Decotelli pedisse demissão do comando do Ministério da Educação. A nomeação dele como terceiro ministro da pasta na gestão de Jair Bolsonaro ocorreu na última quinta-feira (25/6). Desde então, a Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, desmentiu o título de doutorado e a Universidade Wuppertal, na Alemanha, negou que ele tivesse realizado pós-doutorado.

Há ainda suspeita de plágio na tese de mestrado defendida por ele, em 2008, na FGV do Rio de Janeiro. Sobre essa questão, Decotelli afirmou que não houve plágio: "É possível haver distração, sim senhora. Hoje se tem softwares para avaliar se teve ou não inconsistência, mas naquela época não. Não houve plágio, porque ele ocorre quando se faz control c, control v", argumentou. A FGV apura o caso.

A informação de que havia sido professor da FGV constava no currículo de Decotelli, mas foi corrigida pela instituição na noite de segunda-feira (29/6). Segundo a instituição, ele foi professor colaborador de diversos cursos de pós-graduação: "Decotelli  atuou apenas nos cursos de educação continuada, como professor colaborador, nos programas de formação de executivos, e não como professor de qualquer das escolas da Fundação”.

Por mais que o o próprio Decotelli e o presidente Jair Bolsonaro tenham tentado minimizar as turbulências para indicar que não haveria mais mudanças na pasta, a expectativa é que o ministro da Educação peça demissão da pasta ainda nesta terça-feira (30/6), sem que complete uma semana no cargo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)