(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Ex-procurador da Lava Jato defende que Moro deixe o governo Bolsonaro

No Facebook, Carlos Fernando Lima disse que o presidente "não tem palavra"


postado em 23/04/2020 16:53 / atualizado em 23/04/2020 19:27

Moro integra a cúpula ministerial de Bolsonaro desde o início da gestão.(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Moro integra a cúpula ministerial de Bolsonaro desde o início da gestão. (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O ex-decano da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, Carlos Fernando dos Santos Lima saiu em defesa do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e atacou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em post no Facebook nesta quinta-feira. O post foi feito logo após notícia sobre a possível interferência na troca no comando da Polícia Federal.

"Moro deve sair. Bolsonaro não é correto, não tem palavra, deixou o ministro sem qualquer apoio no Congresso tanto nas medidas contra a corrupção quanto durante o episódio criminoso da Intercept, e nunca foi um real apoiador do combate à corrupção", escreveu Carlos Lima., defendeu o ex-procurador.

O ministro e ex-juiz da Lava Jato, em Curitiba, avisou que deixará o governo caso o presidente imponha um novo nome para comandar a PF, atualmente ocupada por Maurício Valeixo. O Estadão/Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou que o ministro não aceita que essa troca venha de "cima para baixo", e defende o direito de fazer a escolha.

A saída de Valeixo do cargo de diretor-geral da corporação já estava sendo tratada por Moro, que tentava encontrar um nome de sua confiança para o cargo. Bolsonaro, no entanto, avisou que nomearia um substituto. É a segunda vez que o presidente ameaça trocar a cúpula do órgão.

Desde o ano passado, Carlos Lima acusa as tentativas de Bolsonaro de tentar "subordinar" a PF e o Ministério Público Federal para salvar "os seus". Aposentado desde 2019, ele virou consultor de compliance e especialista em combate à corrupção.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)