(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Coronavírus: Secretaria de Saúde do DF tem os nomes dos contaminadas pelo HFA

Por determinação da Justiça, o HFA repassou à secretaria os nomes de todos os pacientes que testaram positivo para a Covid-19 na unidade de saúde


postado em 25/03/2020 14:49

Eduardo Bolsonaro afirmou ter realizado dois teste de coronavírus, um positivo e outro negativo(foto: SÉRGIO LIMA/AFP)
Eduardo Bolsonaro afirmou ter realizado dois teste de coronavírus, um positivo e outro negativo (foto: SÉRGIO LIMA/AFP)
Está nas mãos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal o fim do mistério sobre os testes para coronavírus realizados pelo presidente Jair Bolsonaro. Por determinação da Justiça, o Hospital das Forças Armadas (HFA) repassou à secretaria os nomes de todos os pacientes que testaram positivo para a Covid-19 na unidade de saúde.

No documento enviado à juíza Rachel Soares Chiarelli, da Justiça Federal do DF, assinado pelo general de divisas Rui Yutaka, comandante Logístico do HFA, o hospital deixou de informar os nomes para a magistrada, alegando proteção constitucional à intimidade. Mas informa que repassou a lista para as autoridades de saúde de Brasilia. Procurada, a secretaria ainda não respondeu.

Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michele, fizeram exames no HFA. Ambos disseram que testaram negativo para a infecção. No entanto, pouco antes de o presidente se posicionar oficialmente, a rede de TV norte-americana Fox News, citando o filho dele, deputado Eduardo Bolsonaro, chegou a anunciar que o chefe do Executivo estava contaminado pelo vírus.

Posteriormente, confrontada por Eduardo e pelo pai, a emissora afirmou que o deputado havia dito que o primeiro exame deu positivo e o segundo, negativo. A confusão gerou uma série de comentários de que o presidente estaria doente, ao mesmo tempo em que saiu apertando a mão de apoiadores nas manifestações do último dia 15, em frente ao Palácio do Planalto.

Bolsonaro chegou usar máscaras em suas lives semanais no Facebook e em coletivas de imprensa. Ele se negou a apresentar o documento, com os resultados dos exames, alegando que, por lei, tem direito ao sigilo. Nos bastidores do Planalto, sabe-se que ele não mostrou o documento nem mesmo para seus ministros. Muitos se perguntam o motivo de esconder a prova se ele realmente não está infectado.

Em volta do presidente, a disseminação da doença foi rápida e pegou até mesmo o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Pelo menos 23 pessoas que acompanharam Bolsonaro aos Estados Unidos testaram positivo para o coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)