(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES

Termina nesta sexta-feira prazo para 630 mil eleitores mineiros cadastrarem a biometria

Eleitores de 62 municípios mineiros que não fizeram o recadastramento biométrico têm só esta sexta-feira (6/3) para regularizar sua situação no TRE. Caso contrário, não poderão votar em outubro


postado em 05/03/2020 18:59 / atualizado em 06/03/2020 14:14

(foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
(foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Termina nesta sexta-feira (6/3) o prazo para que mais de 600 mil eleitores de 62 municípios mineiros façam o recadastramento biométrico obrigatório. Os eleitores dessas cidades que não coletarem os dados biométricos até esta sexta-feira terão os títulos cancelados. Com isso, o cidadão fica impedido de votar nas eleições municipais deste ano e nas próximas até que a situação na Justiça Eleitoral seja regularizada. A regularização poderá feita a partir de 9 de março até 6 de maio. Os eleitores que já fizeram a biometria não precisam comparecer nos cartórios eleitorais.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), cerca de 23% dos eleitores das 62 cidades – entre elas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros – ainda não haviam feito o recadastramento até esta sexta-feira. Juntos, os municípios têm 2.771.082 eleitores, sendo que 633.341 estão em falta com o TRE.
 
Abaeté era até esta quinta-feira (5/3) o município com a maior percentagem de eleitores que ainda precisam fazer o recadastramento: 32,46% do eleitorado, o que dá um total de 6.123 pessoas. No Brasil, são 259 municípios que terminam o processo nesta sexta-feira. 

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve comparecer no cartório eleitoral do município em que vota com documento de identificação oficial e comprovante de endereço emitido há no máximo três meses. A carteira de trabalho não está sendo aceita.
 
O TRE-MG recomenda levar o título de eleitor para facilitar o processo. Os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos que forem tirar o primeiro título precisam apresentar o documento de dispensa do serviço militar. O atendimento nos cartórios é feito por ordem de chegada ou pode ser agendado no site do TRE ou no Disque Eleitor, no número 148. 

Os 62 municípios que encerram o prazo de recadastramento biométrico hoje são o último grupo de cidades da sexta fase do projeto de biometria, que começou no primeiro semestre de 2019. Entre os 62 municípios, 23 inciaram o processo em 2015, oito em 2016, 28 em 2017 e um em 2018.
 
Outros 113 municípios mineiros já encerraram o recadastramento biométrico obrigatório nessa fase. O recadastramento é feito em cidades que já faziam a biometria dos eleitores, mas o comparecimento não era obrigatório. Nas eleições de 2018, a biometria foi obrigatória em 84 municípios, com todos os 4.736.576 eleitores dessas cidades cadastrados. 
 

Veja a lista completa dos 62 municípios: 

 
Abaeté 
Águas Formosas 
Aiuruoca
Amparo da Serra
Barão de Cocais
Barra longa
Bocaiúva
Bom Jesus do Galho
Candeias
Carangola
Caratinga
Casa Grande
Conselheiro Lafaiete
Conselheiro Pena
Cordisburgo
Coroaci
Cuparaque
Dom Cavati
Dores do Indaiá
Ervália
Estrela do Indaiá
Eugenópolis
Fortuna de Minas
Governador Valadares
Guaraciaba
Ibirité
Itabira
Itabirinha
Itajubá
Itapacerica
Itumirim
Jeceaba
Juiz de Fora
Lajinha
Luminárias
Mantena
Matipó
Montes Claros
Nova Lima
Ouro Preto
Paraopeba
Passa Tempo
Patrocínio
Peçanha
Pequi
Ribeirão das Neves
Rio Pomba
Sabará
Santa Bárbara do Leste
Santa Helena de Minas
Santa Luzia
Santa Margarida
São Félix de Minas
São Gotardo
Sete Lagoas
Silveirânia
Tarumirim
Teixeiras
Tiradentes
Tocantins
Ubaporanga 
Vespasiano 
 
*Estagiário sob supervisão do editor Renato Scapolatempore 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)