(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Fachin: 'Se a prova não está em jogo, a presunção de inocência não é desafiada'

Em julgamento, nesta quarta-feira, o ministro ajudou a compor o placar provisório de 3 a 1 pela prisão em segundo grau


postado em 23/10/2019 19:14 / atualizado em 23/10/2019 20:16

(foto: Nelson Jr./SCO/STF)
(foto: Nelson Jr./SCO/STF)

"Se a prova não está em jogo, a presunção de inocência não é desafiada", afirmou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, em seu voto pela manutenção do entendimento de que a execução da pena pode ocorrer após esgotados os recursos à segunda instância. Em julgamento, nesta quarta-feira, 23, o ministro ajudou a compor o placar provisório de 3 a 1 pela prisão em segundo grau.

Segundo Fachin, "o reexame das provas é vedado não em razão de uma Súmula que assim o determina, mas porque o recurso se destina exclusivamente a examinar questão de direito, qual seja, a constitucionalidade da interpretação fixada pelas instâncias inferiores".

O ministro ressalta que "a presunção de inocência, quando estabelece um standard de prova, só tem aplicação nas fases em que a prova é objeto de exame por parte das autoridades do Estado".

"Conquanto se invoque o princípio da presunção de inocência, resta evidente que essa presunção não pode desconstituir a presunção de legalidade da atuação dos Tribunais inferiores. Não há sistema jurídico que sobreviva a uma presunção geral de ilegalidade, ainda que para beneficiar o réu, ainda que no limitado âmbito do direito penal", anota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)