(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes recebe alta em Brasília

Chefe da pasta estava internado no Hospital das Forças Armadas


12/09/2019 15:11

Ministro foi aconselhado a ficar de repouso absoluto por 48 horas(foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
Ministro foi aconselhado a ficar de repouso absoluto por 48 horas (foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Marcos Pontes, recebeu alta na tarde desta quinta-feira. Ele estava internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, desde a noite dessa quarta-feira. De acordo com o boletim médico divulgado pelo centro de saúde, o chefe da pasta teve sudorese, náusea, vômito e dificuldade para andar. O astronauta começou a sentir os sintomas na última semana, mas eles se agravaram com o tempo.

Agora, o ministro terá de ficar 48 horas em repouso absoluto. Também de acordo com o HFA, Pontes deu entrada para atendimento de urgência no centro de saúde às 7h45 desta quinta-feira, o que contradiz a informação inicial do ministério de que ele teria sido internado na noite dessa quinta-feira.

Pontes era esperado na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, para uma audiência sobre a exoneração de Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe. O evento será remarcado devido ao estado de saúde do astronauta.

Pontes, de 56 anos, foi o primeiro e único astronauta brasileiro a viajar ao espaço. A viagem ocorreu em 2006, a bordo de um foguete russo.

No governo, o ministro tem sofrido com cortes no orçamento. Recentemente, anunciou que sua pasta não terá dinheiro para pagar bolsas de pesquisas do CNPq até o fim do ano. Na semana passada, fez remanejamento interno no orçamento para pagar o valor referente ao mês de setembro.

A situação até o fim do ano, porém, ainda não está resolvida. Faltam ainda R$ 250 milhões até dezembro para garantir os repasses aos bolsistas. O pedido do ministro é que o dinheiro seja obtido junto do fundo abastecido com recursos recuperados pela Operação Lava-Jato, mas ainda não há definição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)