(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Weintraub usa MEC para tentar alterar própria página na Wikipédia

Ministro da Educação discordou de alguns pontos abordados pela enciclopédia online colaborativa


postado em 09/09/2019 19:43 / atualizado em 10/09/2019 14:15

Página de Weintraub na Wikipédia é bloqueada para edição depois de 'vandalismo'(foto: Reprodução/Wikipédia)
Página de Weintraub na Wikipédia é bloqueada para edição depois de 'vandalismo' (foto: Reprodução/Wikipédia)
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, utilizou o Ministério para trocar e-mails com a organização da Wikipédia e tentar alterar sua própria página na enciclopédia digital. O responsável pela pasta estava descontente, principalmente, com as informações relacionadas a cortes de gastos durante sua gestão.

A informação foi antecipada pela DW Brasil e confirmada pelo Estado de Minas. Quem garantiu o fato foi um dos 80 administradores da versão brasileira da Wikipédia, Rodrigo Padula, juiz-forano de 37 anos. Ele explicou como Weintraub, por meio do Ministério da Educação (MEC), tentou alterar a própria página pessoal.

“Em junho, o ministro solicitou à assessoria do MEC para tentar editar o verbete, focando na parte do ‘contingenciamento’, que era tratado como corte por diversos veículos de imprensa confiáveis. Nenhum conteúdo vem da cabeça, tudo é por fonte. Todos entram assim, com fontes verificadas. Assim como para entrar tem que seguir regras, para sair também. Outros tentaram editar, e nós reeditávamos, até bloquearmos a página, pois consideramos isso como vandalismo”, disse, ao Estado de Minas.

Depois disso, o próprio MEC entrou em contato por e-mail e ameaçou acionar a Justiça para resolver a situação. 

“O MEC mandou um e-mail. Respondi a eles, expliquei que, por ser pessoa pública, é possível fazer uma biografia. Em agosto, recebi novo e-mail solicitando desproteção da página porque haveria informações dúbias, e caso eu não respondesse em cinco dias tomariam as medidas judiciais cabíveis. Vimos como tentativa de censura e uma ‘carteirada’. O verbete segue protegido e deve ser aberto depois que toda poeira baixar”.

Leandro contou que alguns políticos, como o deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ), entraram em contato com ele e outras pessoas da Wikipédia. A intenção seria abordar, em Câmara, o motivo de Weintraub utilizar a pasta do Executivo para fins pessoais.

“Fomos procurados por alguns vereadores, como o Marcelo Freixo, e agora o assunto vai para a Câmara, em Brasília. Foi pedido para que fizéssemos uma representação formal para que o ministro explique essa utilização de um órgão público para fins pessoais”, finalizou. Um requerimento foi apresentado pelo deputado carioca, e Weintraub terá 30 dias para respondê-lo.
 
A reportagem entrou em contato com o MEC, mas ainda não obteve resposta. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)