(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Zema recebe deputados da base e garante indicações políticas para cargos

No encontro, governador voltou a dizer que vai atender as solicitações dos municípios e pediu a votação da reforma na ALMG


postado em 13/02/2019 11:42 / atualizado em 13/02/2019 12:04

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. )
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. )

Na primeira reunião com o governador Romeu Zema (NOVO), na manhã desta quarta-feira (13), os deputados da base na Assembleia cobraram do Executivo a participação nas indicações de ocupantes de cargos comissionados, o atendimento dos pedidos pelos secretários e o direito de aparecer nos eventos do governo nas regiões em que os parlamentares são votados. Apesar do discurso da campanha de aversão à política tradicional, os aliados ouviram um “sim” de Zema e do secretário de governo Custódio Mattos (PSDB), que cuida da articulação.

No encontro, o Executivo pediu prioridade na reforma administrativa e nos projetos para viabilizar a renegociação da dívida mineira com a União, que serão enviados nos próximos 60 dias.

O líder do bloco governista, deputado Gustavo Valadares (PSDB), disse que a reunião foi para apresentar os deputados da base ao governador e falar da relação com a Assembleia. Os parlamentares disseram que querem ser convidados para os eventos de Zema nas suas respectivas regiões. Já houve em governos anteriores queixas de que secretários “invadiam” as bases com o governador, sem que o deputado majoritário estivesse presente.

Indicações para cargos


Assim como os deputados federais fizeram no dia anterior, os estaduais cobraram de Zema as indicações para cargos comissionados. “Tratamos da questão da escolha dos superintendentes regionais de ensino e das gerências de saúde, do modo como será feito. Elas passarão por processo seletivo mas também terão a participação efetiva dos deputados de cada região”, explicou o líder Valadares.

O líder do governo Luiz Humberto Carneiro (PSDB) também confirmou que ficaram acertadas as indicações para os cargos regionais. “O governador Zema vai, através do critério técnico, atender às reivindicações que os deputados apresentarem nas regiões”, disse.

Apesar de ter retornado com a 40% dos demitidos dos cargos comissionados, Zema já disse que as chefias são provisórias e foram renomeadas para garantir o funcionamento das áreas até a indicação definitiva.

Repasse aos municípios


No encontro, o governador falou mais uma vez da crise financeira do estado e disse estar disposto a cortar gastos. Zema também anunciou aos deputados estaduais que vai derrubar o decreto do ex-governador Fernando Pimentel (PT) que instituiu uma comissão de gestão do fluxo financeiro do estado. Para os prefeitos, esse foi o meio pelo qual o Executivo passou a reter os repasses de ICMS e IPVA dos municípios. Segundo Zema, os valores foram regularizados desde 1º de fevereiro.

Zema informou ainda aos deputados que o acordo com os prefeitos para o repasse dos recursos atrasados, que ficaram devidos pela gestão anterior, será concluído nessa quinta-feira (14).

Reforma urgente


O governador também pediu empenho na aprovação da reforma administrativa enviada ao Legislativo. Segundo o Luiz Humberto, há uma preocupação com os vetos do Executivo enviados à Casa, que começam a trancar a pauta no dia 5 de março. Por isso, a base vai tentar correr para aprovar a proposta ainda em fevereiro.

O líder do governo disse que o Executivo pode pedir regime de urgência para a votação, fazendo com que os prazos sejam reduzidos à metade. Segundo o líder do governo, os deputados estão cientes da situação de crise do estado e empenhados em colaborar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)